-
Esta página já teve 132.477.876 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Risco Global da Hipertensão está aumentando

29/02/2004

Durante a conferência “Global Risk of Hypertension and Cardiovascular Disease”, no Congresso Mundial de Hipertensão, São Paulo, o Dr. Paul Whelton fez um alerta aos congressistas presentes sobre a necessidade de se concentrar um esforço ainda maior no combate à hipertensão e às doenças cardiovasculares. “Conhecemos as causas da doença e sabemos como combatê-la”, mas, ainda assim, o controle da hipertensão é um problema mundial grave, segundo o especialista norte-americano.

Dados da OMS (2003) mostram que 50% dos hipertensos norte-americanos estão em tratamento, 41% dos chineses. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que apenas 15% dos hipertensos estejam sendo tratados.


Dr. Whelton afirma que o controle da pressão arterial melhorou, em razão da melhora na distribuição dos serviços de saúde, da diminuição das metas de pressão arterial a serem alcançadas pelos pacientes e do progresso científico dos medicamentos. Mesmo assim, a incidência da hipertensão tem aumentado, em termos globais, “principalmente nos países em desenvolvimento”, lembra o médico.
Segundo ele, duas diferentes estratégias devem ser adotadas no combate à hipertensão. A primeira se refere à prevenção da doença, voltada aos indivíduos que ainda não apresentam pressão arterial elevada, mas que também necessitam adotar certos hábitos de vida que previnam o aparecimento das doenças cardiovasculares.


A segunda seria relacionada ao tratamento da hipertensão, no desafio de manter todos os hipertensos em tratamento, diminuindo assim as complicações cardiovasculares da doença, muitas vezes fatais.

19/02/2004 

www.sbh.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos