Nutrologia/Alimentos/Nutrição - Falta de carboidrato pode causar mau humor
Esta página já teve 111.048.899 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.783 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Falta de carboidrato pode causar mau humor

04/03/2004
 
Macarrão
Carboidrato não está presente na dieta de Atkins
A dieta de Atkins e outras que limitam o consumo de carboidrato podem causar mau humor, segundo pesquisa.

Cientistas do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, descobriram que o carboidrato ajuda a estimular a produção de uma substância-chave do cérebro chamada serotonina.

Ela controla as emoções das pessoas, e sua falta pode levar a mudanças de humor e depressão.

A dieta de Atkins se tornou popular mundialmente, apesar das preocupações sobre seu efeito na saúde. Alguns especialistas dizem que ela pode causar diabetes e problemas de rim no longo prazo.

Apetite

"Quando a serotonina é produzida e se torna ativa no cérebro, ela produz um sentimento de estar satisfeito mesmo antes de o estômago estar estufado", diz a pesquisadora Judith Wurtman.

"Mas a serotonina não é importante somente para controlar o apetite e impedir que as pessoas comam mais do que devem. Ela é uma substância essencial para regular o humor."

Medicamentos antidepressivos são prescritos para manter a serotonina mais ativa no cérebro e estender sua atividade por um longo período de tempo, para que ela ajude a regular o humor.

E como o carboidrato aumenta os níveis de serotonina naturalmente, ele efetivamente atua como um tranqüilizante natural.

Combinação

O consumo de carboidrato deve ser acompanhado por pouca ou nenhuma proteína.

Portanto, um prato de macarrão estimula o cérebro a produzir serotonina, mas um prato de frango com batatas impede que a substância seja produzida.

A falta de carboidrato pode ter um efeito maior nas mulheres, já que elas possuem menos serotonina no cérebro do que os homens.

"Tirar o carboidrato da dieta é o mesmo que tirar água de alguém que está caminhando no deserto", diz Wurtman.

Segundo a cientista, quando o humor é alterado pela falta de carboidrato, não adianta apelar para alimentos com proteína, pois eles podem deixar a pessoa mais irritada e impaciente.

Segundo Brigid McKevith, da Fundação de Nutrição Britânica, o efeito de uma dieta que produz serotonina ainda não está claro.

"Vale lembrar que muitos alimentos consumidos com bastante freqüência - como leite, feijão e até batatas - possuem tanto carboidrato quanto proteína", disse ela.

BBC Brasil


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos