-
Esta página já teve 132.435.902 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Enxaqueca em pacientes com Síndrome de Tourette

08/03/2004


 

A síndrome de Tourette (ST) é reconhecida como um dos mais comuns distúrbios de movimento da infância, caracterizada por tiques motores e fônicos freqüentemente associados à comorbidades neurocomportamentais, como transtorno obsessivo-compulsivo. Uma desregulação de neurotransmissores, particularmente envolvendo o sistema serotoninérgico, tem sido envolvida na patogênese da ST, transtorno obsessivo-compulsivo e enxaqueca.

Pesquisadores do Texas realizaram um estudo recentemente publicado no Archives of Neurology onde investigaram a possível associação entre enxaqueca e ST e para registrar achados preliminares de história familiar de enxaqueca em pacientes com ST.

Os pacientes diagnosticados como tendo ST na Clínica de Distúrbios do Movimento e Centro de Doença de Parkinson da Escola de Medicina de Baylor foram submetidos a um questionário sobre a enxaqueca baseado em critérios estabelecidos pelo Comitê de Classificação da Cefaléia da Sociedade de Cefaléia Internacional.

De 100 pacientes com ST, 25 (25%) cumpriram critérios diagnósticos para enxaqueca, significativamente mais que o esperado de 10% a 13% na população adulta em geral (P<0,001) e dos 2% a 10% esperados na população pediátrica em geral (P<0,04). Não ocorreu diferença significativa (P = 0,44) na presença de comorbidade obsessivo-compulsiva entre os grupos de ST com ou sem enxaqueca. Além disso, os grupos com ST com enxaqueca não foram mais suscetíveis a terem transtorno obsessivo-compulsivo comparados com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. Dos pacientes com ST, 56% relataram história familiar de enxaquecas, 44% dos quais eram parentes de primeiro grau.

Os pesquisadores concluíram que a freqüência de cefaléia numa amostra clínica de pacientes com ST foi aproximadamente 4 vezes maior que a freqüência de enxaqueca referida na população geral. Ao contrário dos registros prévios, a co-ocorrência de enxaquecas e ST no grupo em estudo pode possivelmente ser atribuída a outra comorbidade da ST além do transtorno obsessivo-compulsivo.

Migraine Headache in Patients With Tourette Syndrome - Archives of Neurology


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos