Vitaminas e antioxidantes -
Esta página já teve 132.450.727 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Falta de vitaminas 'afeta uma em cada três pessoas'

26/03/2004
 
Crianças em aula
A falta de vitaminas pode influenciar o QI, dificultando o aprendizado
Um relatório do Unicef (programa das Nações Unidas para a Infância) indica uma em cada três pessoas em todo o mundo não ingere uma quantidade adequada de vitaminas e sais minerais.

O mesmo documento, preparado pelo Unicef e por uma ONG chamada The Micronutrient Initiative, diz que um milhão de mortes de crianças por ano poderiam ser evitadas com a implantação de programas baratos para aumentar a ingestão desses nutrientes.

A falta de vitaminas e sais minerais por causar uma ampla gama de problemas – desde a diminuição da inteligência ao enfraquecimento do sistema imunológico.

A ingestão de iodo abaixo dos níveis recomendados por parte de gestantes, por exemplo, seria responsável, sozinha, pelo nascimento de até 20 milhões de crianças por ano com deficiências mentais.

Zinco e ferro

O documento diz que a falta de zinco afeta uma em cada cinco pessoas em todo o mundo, aumentando nelas o risco de diarréia e pneumonia.

A falta de vitamina A é considerada uma das causas da morte de até 1 milhão de crianças por ano, devido ao fato de elas desenvolverem um fraco sistema imunológico.

Já a falta de ferro levaria à morte de pelo menos um milhão de mulheres durante o parto, todas as semanas.

O relatório pede que fabricantes de alimentos considerem a possibilidade de adicionar vitaminas aos seus produtos para tentar amenizar o problema.

Outro pedido é para que os governos dos diferentes países façam mais para combater doenças como a malária e a diarréia, que fazem com que as pessoas não possam absorver nutrientes da forma que deveriam.

“A dimensão assustadora do problema deixa claro que nós precisamos agir para proteger populações inteiras das conseqüências devastadoras da falta de vitaminas e sais minerais”, disse Carol Bellamy, diretora-executiva do Unicef.

UOL


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos