-
Esta página já teve 132.437.321 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Páscoa: o Inmetro Recomenda

03/04/2004



Os consumidores devem ter atenção na hora da compra dos produtos para Páscoa: verificar a informação do peso e data de validade. Os ovos de Páscoa e chocolates que contêm brinquedos, em suas embalagens devem constar o selo de certificação do Inmetro e a faixa etária da criança que o brinquedo é adequado.
 
A mesma numeração em ovos de chocolate de marcas diferentes não significa pesos iguais :.

Nesse período que antecede as comemorações da Páscoa, técnicos dos Institutos de Pesos e Medidas estaduais realizam fiscalização intensiva nos estabelecimentos comerciais das capitais e cidades do interior. Eles verificam se o peso do produto está de acordo com a informação quantitativa na embalagem e, quando contém algum brinquedo, se há na embalagem o selo de certificação com a marca do Inmetro e do organismo certificador e ainda a informação para qual faixa etária das crianças o brinquedo é adequado. São verificados os produtos nacionais e importados - ovos de Páscoa, chocolates, doces, bolos, Colomba Pascoal e similares.

No ano passado os Ipems realizaram 1514 exames seletivos e desse total 16 tipos de ovos de chocolate foram reprovados. A metade das irregularidades foi encontrada no Rio Grande do Sul. 

De acordo com o setor de produtos pré-medidos do Inmetro, a cada ano o número de irregularidades diminui devido à fiscalização realizada pelos Ipems e a conscientização dos fabricantes e comerciantes em adequar seus produtos às normas vigentes.

Para acessar o site do Inmetro, clique aqui.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos