-
Esta página já teve 132.435.796 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Dores de cabeça e ciclo menstrual estão relacionados?

05/04/2004

É fato que as cefaléias ou dores de cabeça estão diretamente associadas às taxas de hormônios sexuais na mulher. Contudo, são poucos os estudos que dizem respeito à relação entre as dores de cabeça e a menstruação. Por isso, no intuito de caracterizar essa relação, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto resolveram recrutar, entre julho de 1998 e julho de 1999, 100 mulheres, com idade entre 20 e 45 anos, pacientes ou funcionárias do seu hospital-escola, o Hospital das Clínicas da FMRPUSP.

Segundo a equipe, em artigo publicado em setembro de 2003 nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria, as mulheres deveriam ter mais de 18 anos, sentir dores de cabeça durante o período menstrual e apresentar essas dores ligadas à menstruação nos últimos quatro ciclos menstruais. Nenhuma delas podia estar tomando medicação profilática para tratamento da cefaléia, apenas analgésicos.

A avaliação médica consistiu de uma entrevista e de três visitas médicas, todas realizadas pelo mesmo pesquisador. “Durante a primeira visita, obtínhamos história clínica e exame físico, geral e neurológico, detalhado. Os participantes recebiam questionário estruturado para ser respondido durante os ataques de cefaléia menstrual. Na segunda consulta, marcada após o primeiro período menstrual, revíamos com a paciente os itens do questionário preenchido e entregávamos novo questionário, idêntico ao primeiro, para ser completado na próxima crise de cefaléia menstrual. Durante a terceira visita, o segundo questionário era recolhido e encerrava-se o estudo”, explicam no artigo.

Os quesitos estudados foram: intensidade, qualidade e localização da dor de cabeça e sintomas associados a ela. De acordo com os resultados, a dor manifestava-se por um, dois, três ou quatro dias, sendo mais freqüente a manifestação por apenas um dia. Além disso, a equipe observou que as dores de cabeça geralmente se davam até o primeiro dia da menstruação e sua intensidade era severa. “A qualidade da dor foi caracterizada como latejante (66,0%) ou em pressão (31,0%) na maioria dos casos”, afirmam os pesquisadores no artigo. Os sintomas associados mais comuns relatados pelas participantes foram náuseas e vômitos.

A partir desses resultados, eles ressaltam que “estudos populacionais com amostragem expandida seriam relevantes para melhor entendimento da real prevalência das cefaléias associadas à menstruação, e para quantificação do impacto que as mesmas exercem na qualidade de vida de mulheres que se encontram na plenitude de sua capacidade laborativa (de trabalho)”.

Agência Notisa


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos