-
Esta página já teve 132.435.855 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Tratamento não medicamentoso da enxaqueca

07/04/2004

Um bom tratamento compreende outras facetas:

O tratamento psicológico é importante em certos casos, embora, como já foi dito, a Enxaqueca não é fenômeno psicológico, porém químico. Acontece que o stress provoca crise de Enxaqueca naqueles indivíduos predispostos; e ao mesmo tempo, a Enxaqueca produz uma carga de stress, que então propicia o aparecimento de mais Enxaquecas, num circulo vicioso. O tratamento psicológico consiste em ajudar o paciente a identificar as fontes de stress, com o objetivo de ajudar a gerar possíveis alternativas para o modo pelo qual você lida com o stress. Há também outras indicações, individuais para cada paciente. A dor crônica, repetitiva, mesmo quando curada, gera seqüelas na personalidade, que precisam ser devidamente abordadas.

O tratamento complementar utiliza recursos não medicamentosos. Quando adicionado ao tratamento clínico tradicional, torna-se de grande valia para o paciente. Aqui vão alguns exemplos, entre muitos outros:
a) Acupuntura: quando corretamente realizada, promove a liberação de endorfinas (substâncias químicas produzidas pelo organismo, agindo como analgésicos naturais), dando sensação de bem-estar;
b) Laserterapia: aplicação de raios laser em pontos de acupuntura, levando ao mesmo efeito;
c) Bio-retroalimentacao (Biofeedback): são aparelhos pelos quais a pessoa aprende a controlar melhor sua respiração, circulação sangüínea e tensão muscular. Também ajudam a dormir mais profundamente e relaxar mais intensamente.
d) Aconselhamento nutricional: Quando bem feito, traz beneficio ao paciente, que fica sabendo quais os alimentos a serem evitados.
e) Regulação cronobiológica: método pelo qual o paciente regula seu relógio biológico, que muito tem a ver com o aparecimento de certas dores de cabeça com "hora marcada". Por exemplo, não raro surgem pacientes cujas Enxaquecas ocorrem somente aos finais de semana. Se lhes aconselharmos a acordar no mesmo horário que durante a semana por alguns meses, observaremos melhora nesse padrão.

www.enxaqueca.com.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos