Oftalmologia/Olhos - Corpo estranho nos olhos, o que fazer?
Esta página já teve 132.519.343 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Corpo estranho nos olhos, o que fazer?

07/04/2004
A presença de um corpo estranho exige cuidados específicos e calma para evitar conseqüências

Existem algumas medidas que podem ser tomadas diante da presença eventual de algum corpo estranho, os eventuais “ciscos”, dentro dos olhos. Tudo vai variar de acordo com a situação, o tamanho e a região do olho onde caiu.

Lavar imediatamente com água limpa é uma providência simples e que deve ser imediatamente tomada, sendo que um pequeno copo pode auxiliar a pessoa nessa situação delicada. Primeiramente deve-se encostar a borda do copo à pálpebra inferior, inclinando-o em seguida para que a água caia no olho, que por sua vez deve permanecer sempre aberto.

Medidas que devem ser tomadas nesse caso são a lavagem cuidadosa das mãos, não coçar, não friccionar o olho e buscar um local que esteja bem iluminado.

Examinando-o é possível localizá-lo, puxe a pálpebra inferior para baixo e peça à pessoa que olhe sempre para cima. Repetir o procedimento com a pálpebra superior é aconselhável, enquanto, naturalmente, a pessoa olha para baixo.Caso o corpo estranho seja localizado no globo ocular, cubra o olho com uma gaze esterilizada.

Não tente remover o corpo estranho e procure imediatamente ajuda médica, mas se ele flutuar na superfície do globo ocular, tente retirá-lo manualmente com auxílio de um cotonete de algodão umedecido.

Caso o problema não se solucione, atendimento médico especializado deve ser procurado o quanto antes.

Saudeprev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos