-
Esta página já teve 132.485.054 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Mudanças ortodônticas mínimas com o uso de acessórios mandibulares na apnéia do sono

11/04/2004


Em artigo publicado em American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, setembro de 2001, pesquisadores da Universidade Hospital de Zurich, Suíça, afirmam que o uso de acessório mandibular removível à noite é eficaz no tratamento da apnéia obstrutiva do sono, com efeitos colaterais toleráveis.

O estudo prospectivo, liderado por dr. Konrad E. Bloch, avaliou os efeitos adversos do tratamento da apnéia do sono com acessórios orais removíveis. Foram utilizados questionários, polissonografia, cefalografia e moldes dentários em 22 pacientes antes do início do tratamento e depois de 3, 12 e 30 meses de tratamento contínuo.

Melhora da respiração foi confirmada pela polissonografia. Depois de 12 a 30 meses de tratamento, todos os pacientes revelaram alívio persistente dos sintomas, além de desejo de continuar o tratamento.

Todos os pacientes relataram alguns efeitos colaterais, mas geralmente leves e insuficientes para a interrupção do tratamento. Os efeitos colaterais mais freqüentes foram boca seca, dor ou descomforto nos dentes, hipersalivação, dor mandibular, rigidez ou dor da musculatura mastigatória, mudança na oclusão bucal e perda de dentes .

As cefalografias revelaram redução do ângulo dos incisivos superiores ao plano maxilar de 102 graus para 101 graus depois de 12 a 30 meses (p<0.05). Além disso, superposição das arcadas reduziu-se leve mas significativamente por média de 1mm.

Entretanto, acompanhamento ortodôntico rigoroso além de clínico é altamente recomendável nos pacientes tratados com acessórios orais tanto para garantir a eficácia quanto para prevenir complicações.

Am J Resp Crit Care Med 2001;164:813-818.

www.odontologia.com.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos