Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 134.570.462 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.669 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Questionário indica risco de glaucoma

25/04/2004


O glaucoma é a principal causa de cegueira no Brasil. Isso não ocorre apenas porque a doença é incurável, mas também porque metade dos 900 mil brasileiros com glaucoma não sabe que sofre desse mal e, portanto, não faz nenhum dos tratamentos disponíveis para controlá-lo. Para tentar aumentar o número de casos diagnosticados precocemente, a Abrag (Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma) elaborou um questionário que indica o risco de a pessoa desenvolver a doença.

No glaucoma, o sistema de drenagem do humor aquoso --subproduto do sangue que nutre estruturas do olho-- está obstruído. "O líquido fica represado, o que aumenta a pressão intra-ocular e provoca, gradativamente, a perda da visão, começando pela periférica", diz o oftalmologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Paulo Augusto de Arruda Melo, presidente científico da Abrag.

O processo da perda da visão periférica é tão lento que, geralmente, o paciente não sente nenhuma alteração. "Quando isso ocorre, significa que a doença já está em estágio avançado", afirma Ricardo Uras, chefe da disciplina de oftalmologia da Unifesp.

O glaucoma não tem cura, mas o diagnóstico precoce amplia as chances de a doença ser controlada de modo a evitar a cegueira. O tratamento inclui uso freqüente de colírios e cirurgia em alguns casos.

A doença não tem relação com a pressão arterial. Sua incidência aumenta após os 40 anos, idade a partir da qual recomenda-se avaliações anuais com o oftalmologista. "Não existem causas definitivas para a doença, mas, sim, grupos de risco. Por exemplo, o glaucoma é mais comum em diabéticos, pessoas negras ou filhos de portadores da doença", ressalta Melo. O teste da Abrag avalia se a pessoa pertence ou não aos grupos de risco.

No Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma (26/5), a associação distribuirá o questionário na av. Paulista (vão livre do Masp, SP) e medirá a pressão intra-ocular gratuitamente. Mais informações no site www.abrag.com.br e pelo tel. 0/xx/11/5575-2302.

Folha Equilíbrio


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos