-
Esta página já teve 133.070.593 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.666 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

Acidentes Automobilísticos e Álcool

25/04/2004

 

Quanto maior a concentração de álcool no sangue do motorista, maior probabilidade tem ele de provocar um acidente de trânsito, isso porque o álcool age no sistema nervoso como potente depressor, diminuindo os reflexos e o raciocinio rápido.
A maioria daqueles que bebem ocasionalmente têm uma menor tolerância ao álcool e subestimam o seu grau de embriaguês, e perda dos reflexos.
Drogas e, algumas vezes, alguns medicamentos afetam diretamente o cérebro combinando seus efeitos com os do álcool.
J.T.Shop e colaboradores, do Transportation Research Institute, da Universidade de Michigan, constataram, num estudo com 4813 adolescentes, que dirigiam automóveis e que se acidentaram e responderam a questionários, que a propensão para acidentes está relacionada à insistência com que amigos oferecem e estimulam as bebidas alcóolicas, antes de dirigir, e, à facilidade com que esses amigos, quando estão no automóvel, estimulam o jovem a transgredir as leis do trânsito. Os autores recomendam que se façam programas preventivos levando em conta esses detalhes e, principalmente, avisam que é preciso identificar os jovens que têm uma personalidade influênciável, para que se tenha uma vigilância mais eficiente.

 

(J Adolesc Health 2003 Mar;32(3):214-24)


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos