-
Esta página já teve 133.139.895 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

Efeitos negativos do álcool superam benefícios

26/04/2004


Os efeitos negativos do consumo de álcool superam amplamente os positivos, afirmaram nesta terça-feira vários pesquisadores que participam do Congresso de Médicos Generalistas da Alemanha.

"Não podemos nos enganar sobre relatórios que tratam dos efeitos positivos [do álcool] no sistema cardiovascular", disse Manfred Singer, criador da Fundação para a Pesquisa Biomédica do Álcool. "O dano é maior que o benefício", acrescentou.

Singer recomendou agir com "responsabilidade" no consumo do álcool. Segundo ele, isto significa que um paciente com hepatite C não deve beber sequer uma gota, mas uma pessoa saudável pode ingerir uma taça diária.

Segundo o cientista, os valores de referência têm sido fortemente corrigidos para baixo nas últimas décadas.

"Hoje, a quantidade potencialmente prejudicial é de 40 gramas de álcool no homem e de 20 gramas na mulher. Uma garrafa de cerveja contém, aproximadamente, 20 gramas de álcool puro. Fumar potencializa o risco", advertiu Singer.

Segundo o especialista, na Alemanha, morrem por ano 42 mil pessoas vítimas do consumo excessivo de álcool. Destes, 17 mil morrem de cirrose hepática.


Folha On Line


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos