-
Esta página já teve 132.482.150 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Silicone: dez casos de infecção em Campinas

29/04/2004



A Vigilância em Saúde de Campinas registrou novos casos de infecção bacteriana em cirurgias com implantes mamários de silicone. Já são dez casos confirmados no total. Outros 13 casos de pacientes sob suspeita de contaminação estão sendo analisados. Nos dez casos ficou comprovada a presença de Mycobacterium fortutitum, que causa infecção localizada.

As cirurgias foram realizadas em hospitais diferentes e os primeiros casos foram notificados no início de abril. Os sintomas são vermelhidão e calor no local da cirurgia e secreção. A pessoa pode ter febre. Para tratar a infecção é preciso nova cirurgia para retirar as próteses.

Para descobrir a fonte de contaminação, a Secretaria de Saúde de Campinas está investigando as fichas médicas das pacientes, os documentos de controle de infecção hospitalar e de técnicas de esterilização das clínicas e hospitais e os produtos usados (próteses e medidores).

De acordo com a Vigilância, o mais provável é que o foco da contaminação sejam os medidores, que são reutilizáveis. O medidor é o molde que simula o resultado estético da cirurgia. As próteses e medidores foram fabricados pela Silimed, com sede no Rio de Janeiro, e vendidos pela Ortonal, representante da empresa em Campinas. A Vigilância interditou cerca de 300 itens da marca e suspendeu o funcionamento da Ortonal.


O Globo

www.fenam.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos