Ginecologia/Mulher - O que são clamídia e gonococos
Esta página já teve 117.121.982 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.649 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

O que são clamídia e gonococos

21/05/2004
O QUE SÃO CLAMÍDIA E GONOCOCOS?
São bactérias transmitidas pelo contato sexual que infectam os genitais tanto de homens como de mulheres.
Uma das características dessas bactérias é que elas podem ficar instaladas no corpo sem apresentar qualquer sintoma. Isso ocorre em 50% das mulheres e 10% dos homens, o que faz com que não se procure cuidados médicos.
Todavia isso não significa que essas pessoas não estejam infectadas. Por isso, é muito importante saber, com certeza, se você tem essas infecções ou não.
Durante a gestação pode provocar o aborto ou ainda comprometer o bem estar do feto. No recém-nascido pode ocasionar a conjuntivite (inflamação nos olhos) e a inflamação dos pulmões, que pode ocorrer durante os seis primeiros meses de vida do bebê.
Na mulher, a infecção por Clamídia pode causar uma cervicite (inflamação do colo uterino), podendo ocorrer o comprometimento da uretra, da bexiga, do útero e das trompas.

Por sua vez, a infecção pelo Gonococos (popularmente conhecido como Gonorréia) também agride o colo do útero e a uretra, provocando corrimento vaginal. A inflamação da vagina e da vulva também pode estar presente, principalmente nas meninas durante a fase de pré-puberdade.
Sem que o homem ou a mulher percebam qualquer alteração no corpo, essas bactérias, se não tratadas, podem levar a complicações mais sérias no futuro, como a esterilidade, o que pode impedir a gravidez.
Hoje a infecção pela Clamídia e pelo Gonococos são comuns em todo o mundo. Para se ter idéia, milhões de pessoas são infectadas anualmente nos Estados Unidos.

COMO DEVO ME PREVENIR?
Como em qualquer doença transmitida pelo contato sexual é preciso tomar alguns cuidados como:
- Manter cuidados higiênicos;
- Ter parceiro fixo;
- Usar preservativos durante toda a relação sexual;
- Visitar regularmente seu médico para fazer todos os exames de prevenção.

COMO POSSO SABER SE TENHO INFECÇÃO POR CLAMÍDIA OU GONOCOCOS?
Estas bactérias podem ser detectadas através dos seguintes métodos:

Cultura
Procedimento feito no laboratório, onde são semeadas as secreções do colo uterino e uretra. Os microorganismos são colocados em meio nutritivo para que possam crescer e ser facilmente vistos pelo microscópio.

Imunofluorescência
Em uma lâmina de vidro são colocadas as amostras coletadas do colo uterino e da uretra, e com o auxílio de um reagente específico, são detectadas pelo microscópio.

Captura Híbrida
É o exame mais sensível para fazer o diagnóstico da Clamídia e do Gonococos.
Por meio de uma técnica genética, a Captura Híbrida consegue detectar a presença de pequena quantidade dessas bactérias no início das infecções. Além disso, esse exame é muito eficiente na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Pode-se, em um único exame, com uma única coleta, examinar a quantidade existente de Clamídia, Gonococos e o HPV - vírus causador do câncer do colo uterino.

QUEM DEVE FAZER A CAPTURA HÍBRIDA?
Todas as mulheres e homens que têm ou tiveram vida sexual, principalmente aqueles sem parceiro fixo.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA O EXAME CAPTURA HÍBRIDA?
Mulheres:
- Não ter relações sexuais três dias antes do exame;
- Não estar menstruada;
- Não ter usado qualquer tipo de ducha ou creme vaginal na última semana.
Homens:
- Não ter relações sexuais três dias antes do exame;
- Deve estar sem urinar a pelo menos uma hora antes da coleta.

COMO SE COLHE O MATERIAL?
O material para o exame de Captura Híbrida é muito simples de ser colhido e não causa dor.

Na mulher:
Segue os mesmos procedimentos que se usa para os outros exames ginecológicos. O médico introduz o espéculo - instrumento utilizado para abrir a vagina - e, com auxílio de uma escova, coleta amostras de secreção do colo uterino. Após o exame, a escova é colocada em um tubo com líquido especial e enviada ao laboratório.

No homem:
Introduz-se na uretra, na profundidade de um a dois centímetros, um cotonete de Dacron - especial para esse exame- e com quatro a cinco movimentos circulares, o médico colhe material desse órgão. Após o exame, o cotonete é colocado em um tubo com líquido especial e enviado ao laboratório.
Outra opção é analisar diretamente a urina que será coletada no laboratório.

COMO É O TRATAMENTO PARA ESSAS INFECÇÕES?
O tratamento para essas doenças geralmente é feito a base de antibióticos, ficando ao critério do seu médico prescrevê-los. Todavia ele depende de alguns fatores como:
- Sua idade;
- Estágio da doença;
- Se a mulher está grávida;
- Se apresenta alguma outra doença genital.


Em alguns casos, seu ginecologista ou urologista pode optar por tratar o casal. Oriente seu parceiro para que ele participe do tratamento.
Seu médico é a pessoa mais indicada para lhe dar todas as orientações. Converse com ele.
Não se esqueça de que após o tratamento é aconselhável uma nova consulta para saber se você está curada.

SAIBA MAIS SOBRE A CLAMÍDIA E A GONORRÉIA:

· As infecções por Clamídia ou Gonococos podem causar corrimento vaginal ou uretral e dor durante o ato sexual. Procure seu médico caso tenha algum desses sintomas.
· Sem saber, às vezes você pode ter infecção por essas bactérias.
· Use preservativo em todas as relações sexuais.
· Não se assuste caso o resultado do seu exame seja positivo. Hoje há tratamentos muito eficazes, capazes de eliminar definitivamente essas bactérias.
· Parceiros de mulheres infectadas geralmente estão contaminados, sendo aconselhável que ele procure o urologista. Para cura definitiva, o casal precisa de acompanhamento médico.
· Procure saber mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), e compartilhe essas informações com seus amigos. Assim será mais fácil se prevenir.
· Fumar, beber em excesso ou usar drogas afeta o sistema de defesa do organismo fazendo com que a Clamídia e o Gonococos sejam adquiridos com maior facilidade.
· A Clamídia e o Gonococos são doenças sexualmente transmissíveis que tem cura, portanto a prevenção e o tratamento depende só de você.

Esta pagina é um informativo não devendo ser interpretado como um substituto para uma consulta entre você e seu médico.

www.digene.com.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos