- Cientistas descobrem em um gene uma das causas do alcoolismo
Esta página já teve 133.139.869 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

Cientistas descobrem em um gene uma das causas do alcoolismo

28/05/2004




Uma deficiênciagenética é uma das causas do vício em álcool, informaram hoje, quarta-feira, cientistas americanos que anunciaram também ter identificado o gene responsável por essa dependência.

Os pesquisadores da Universidade de Illinois afirmaram que em experimentos realizados com ratos descobriram que os roedores que careciam de uma cópia do gene consumiam quantidades excessivas de álcool e preferiam beber etanol em vez de água.

Em um estudo, publicado hoje na revista "Journal of Neuroscience", os cientistas explicam que o gene processa uma proteína chamada CREB que regula a função cerebral durante o desenvolvimento e a aprendizagem.

"Esta é a primeira prova de que existe uma relação entre a deficiência do gene e o comportamento vinculado ao álcool", garantiu Subhash Pandey, professor de Psiquiatria e diretor de pesquisas sobre alcoolismo da Escola de Medicina da Universidade de Illinois.

Na pesquisa, os roedores que tinham só uma das duas cópias do gene produziam níveis abaixo do normal da proteína e de outro composto vinculado ao consumo de álcool.

Esses ratos consumiam 50 por cento de álcool a mais que seus outros companheiros e se mostravam muito mais ansiosos.

A preferência pelo consumo de álcool para reduzir a ansiedade é uma situação que não é estranha para os seres humanos, afirmou Pandey.

"Entre 30 e 70 por cento dos alcoólátras sofrem de ansiedade e depressão. Para estes indivíduos, o consumo de álcool é uma forma de automedicação", acrescentou.

EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos