-
Esta página já teve 133.088.963 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Intoxicações por dinitrofenóis e pentaclorofenol

02/06/2004

INFORMAÇÕES MÉDICAS DE URGÊNCIA NAS INTOXICAÇÕES POR PRODUTOS AGROTÓXICOS

DINITROFENÓIS E PENTACLOROFENOL

 

USOS

Inseticidas, acaricidas, herbicidas e fungicidas. 

VIAS DE ABSORÇÃO

Oral, respiratória e dérmica

ASPECTOS TOXICOLÓGICOS

Aumentam a atividade metabólica. Há aumento de temperatura corpórea. São venenos cumulativos.

Dinitrofenóis pode acarretar metemoglobinemia.

SINTOMAS E SINAIS CLÍNICOS

Irritação cutânea, ocular e do trato respiratório. Cefaléia, mal-estar, náuseas, hipertermia, sudorese, taquicardia, colapso, convulsões, edema pulmonar, hepatite, pancreatite, glicemis aumentada e glicosúria. Coloração amarela da pele e das conjuntivas (por ação direta do produto).

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Pesquisa de compostos no sangue e na urina.

Níveis sanguíneos de 1 mg/l indicam exposição.

TRATAMENTOS

Não provocar vômito, carvão ativado e lavagem gátrica, catárticos. Banhos com água fria, oxigenoterapia, restabelecer eletrólitos. Tratar as convulsões, hipotensão arterial, hipertermia e metemoglobinemia conforme ocorrem.

 

www.e.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos