-
Esta página já teve 133.089.079 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Intoxicação por ditiocarbamatos

02/06/2004

INFORMAÇÕES MÉDICAS DE URGÊNCIA NAS INTOXICAÇÕES POR PRODUTOS AGROTÓXICOS

DITIOCARBAMATOS (maneb, mancozeb, zineb e tiram)

 

USOS

Fungicidas.

VIAS DE ABSORÇÃO

Oral, dérmica e respiratória .

ASPECTOS TOXICOLÓGICOS

Dermatite de contato.

Sensibilidade ocasional.

SINTOMAS E SINAIS CLÍNICOS

Por ingestão de grandes doses: Náuseas, vômitos, dores abdominais.

Alteração nas provas de função hepática.

Exposição intensa por vias respiratórias: Rinite, faringite, bronquite e síndrome parkinsoniana ( manganismo nas exposições ao maneb e mancozeb). 

Efeito antabuse na exposição ao tiram.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Eletrólitos, urina I, função renal,

Nas exposições ao maneb e mancozeb, doseamento do manganês no sangue e na urina (níveis normais 20 a 80 ug/l no sangue e 1 a 8 ug/l na urina).

TRATAMENTOS

Não provocar vômito. Tratamento sintomático e de manutenção.

Não administrar atropina ( não são inseticidas carbonato, inibidores de colinesterase).

Administração do EDTA cálcio-sódio acelera a eliminação do manganês.

www.e.gov.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos