-
Esta página já teve 133.089.052 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Intoxicação por dipirilídicos

02/06/2004

INFORMAÇÕES MÉDICAS DE URGÊNCIA NAS INTOXICAÇÕES POR PRODUTOS AGROTÓXICOS

DIPIRÍLIDICOS (paraquat e diquat)

 

USOS

Herbicidas

VIAS DE ABSORÇÃO

Oral

ASPECTOS TOXICOLÓGICOS

Paraquat: Corrosivo para pele e mucosas em soluções concentradas. Após ingestão e absorção intestinal acarreta lesões hepáticas, renais; acumula-se nos tecidos pulmonares e provoca fibrose progressiva e parenquimatização pulmonar (alveolite obliterante) . Dose oral de 2 a 4g. do produto pode ser fatal.

Diquat: Corrosivo em soluções concentradas. Não causa fibrose pulmonar, mas acarreta perda de líquidos gastrointestinais, insuficiência renal e lesões hemorrágicas no SNC.

SINTOMAS E SINAIS CLÍNICOS

Paraquat: Lesões corrosivas da pele. Onicoses em casos de contato com soluções concentradas. ´pós ingestão de soluções concentradas ocorre dor e edema da mucosa bucal e faríngeana com ulcerações; dificuldade em deglutir, mal-estar e náuseas, vômitos, dores abdominais, lesões hepáticas e renais 2 a 3 dias após a ingestão. Lesão pulmonar progressiva 10 a 15 dias com grande dificuldade respiratória.

Diquat: Lesões corrosivas da pele. Após a ingestão desenvolve-se gastroenterite grave com perda importante de líquidos e eletrólitos.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Dosagem quantitativa do paraquat no sangue. Teste quantitativo na urina (cor azul-esverdiada) após alcalinização com bicarbonato de sódio e adição de ditonito de sódio. Provas de função hepática, exame de urina, dosagem de gases no sangue arterial. Radiografia do tórax

TRATAMENTOS

Em caso de ingestão administrar suspensão a 30% de Terra de Fuller (argila com alta capacidade de absorção) por via oral. Repetição cada 2 a 4 horas por vários dias. Purgativos salinos. Manter o O2 no mínimo indispensável, para não agravar o caso. Líquidos e eletrólitos para corrigir as perdas por gastroenterite.

www.e.gov.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos