Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.447.008 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Colírio induz a produção de lágrima

05/06/2004

 

Insulina é a novidade na composição

 

A dificuldade em produzir lágrimas afeta até 15% da população e sempre causa sintomas incômodos, como o da sensação de estar com areia nos olhos. Pesquisadores da Universidade de Campinas estão desenvolvendo um colírio para amenizar esse problema conhecido por síndrome do olho seco.

A solução, que ainda entrará em fase de testes em seres humanos, consiste em aumentar a produção de lágrimas pelas glândulas, e não apenas aplicar colírios de lágrima artificial, terapia mais utilizada hoje para repor a falta desta secreção.

O novo medicamento tem insulina em sua composição, mesmo hormônio injetado em alguns pacientes com diabetes. O oftalmologista responsável pela pesquisa, Eduardo Melani Rocha, explica o porquê de a insulina participar da composição do colírio:

- O hormônio é uma das substâncias que compõem a lágrima, além de ser responsável por induzir a produção do líquido pelas glândulas lacrimais. Observamos que muitos pacientes com olho seco têm dificuldades em transportar a insulina produzida pelo pâncreas até estas glândulas. A proposta é fazer com que a insulina seja absorvida diretamente pelas glândulas por meio do colírio - afirma o pesquisador.

Melani acrescenta que a síndrome do olho seco não é só causada pela falta de absorção da insulina. Vários fatores são responsáveis pelo problema. Uso de lente de contato, ambientes com pouca umidade, principalmente os de ar condicionado, locais com muita poeira e o hábito de fumar também levam à ausência de umidade nos olhos.

A doença atinge oito vezes mais as mulheres que os homens e uma das explicações é a maior agressividade do sistema imunológico feminino, o que em certos casos afeta a produção de lágrima. Os idosos são as vítimas mais freqüentes, uma vez que, com o avanço da idade, as glândulas lacrimais passam a reduzir sua atividade.

DUILO VICTOR
Especial para o JB

www.connectmed.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos