Laser - Laser em cirurgia vascular
Esta página já teve 134.615.121 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Laser

Laser em cirurgia vascular

13/06/2004
O Tratamento das varizes
Muito comum entre as mulheres, é um problema que nem sempre provoca dor ou edema. Na grande maioria dos casos a queixa é apenas estética.

O tratamento convencional consiste em remoção de varizes e microvarizes (varizes com diâmetro em torno de 3mm) com técnica da agulha de crochê: a paciente recebe anestesia local ou peridural e ao lado da veia dilatada são feitas perfurações com agulhas ou lâminas de bisturi, sendo então as veias retiradas e as extremidades dos vasos amarradas.

Após o ato cirúrgico, os vasos de pequeno calibre, são tratados no consultório com escleroterapia (endurecimento dos vasos).
Esta técnica pode ser feita com luz (Laser) ou com injeção de substâncias.

O tratamento pós-cirurgico a Laser trata dos pequenos vasos que se localizam na derme (superfície da pele) e não no tecido gorduroso, como as varizes, sendo assim tratados com relativa facilidade.
Aqui luz penetra na pele sem lesá-la, é absorvida pelo vaso e tranforma-se em calor, coagulando o sangue e lesando o vaso.
Este tratamento é hoje um dos procedimentos de cirurgia vascular mais freqüentemente executados; a técnica é segura embora isso não queira dizer que é livre de complicações ou infalível.


Tipos de Lasers usados e os cuidados a serem tomados
PhotoDerm VL
O Photoderm é um aparelho onde uma lâmpada policromática controlada por computador emite um espectro de luz que aquece o vaso mais que a pele pois o coeficiente de absorção do vaso é maior do que o da pele

*Cuidados pré-tratamento: a pele não deve estar bronzeada

*Cuidados pós-tratamento: em aplicações normais a pele apenas se aquece e não há lesão. Desta forma não indicamos qualquer creme. O excesso de energia pode levar a queimaduras de primeiro ou segundo grau. Neste caso aplicamos babosa e suspendemos a aplicação ou mudamos as regulagens do aparelho.

Vasculight
É um laser de última geração e o primeiro aparelho a dar grande segurança para a pele permitindo inclusive o tratamento de vasos em pacientes com pele tipo V bronzeadas.

*Contra-indicações: vasos muito próximos dos olhos

*Cuidados pré-tratamento: não é necessário, porém facilita o tratamento quando a paciente não está bronzeada.

*Cuidados pós-tratamento: o tratamento de microvarizes com este laser pode levar a formação de trombos que devem ser aspirados na sessão subseqüente com agulha e seringa de escleroterapia.

Prevenção de Varizes, Crenças e Dicas
Na literatura médica não existem trabalhos que comprovem que remédios ou meias elásticas possam tratar ou mesmo prevenir as varizes.
A pessoa nasce com ou sem predisposição a varizes. Para retardar o aparecimento, deve-se evitar os fatores desencadeantes de varizes:

Obesidade
Trabalhar em pé, parado (tipo balconista)
Trabalhar sentado (tipo digitador, telefonista)
Hormônios femininos
Gravidez
Cuidados: para quem gosta de usar salto, alongar as panturrilhas diariamente; fazer ginástica - inclusive musculação ou ginástica localizada com pesos nos tornozelos; fazer alongamento

Crenças: cruzar as pernas, subir escadas, musculação e correr fazem aparecer varizes.

www.sociedadedelaser.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos