Laser -
Esta página já teve 134.614.756 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Laser

A História do Laser

13/06/2004


Em 1916, através dos trabalhos de Albert Einstein na área de física quântica, foram delineados os princípios que tornariam possível o desenvolvimento da tecnologia dos LASERs e sua aplicação prática.

Em 1916, através dos trabalhos de Albert Einstein na área de física quântica, foram delineados os princípios que tornariam possível o desenvolvimento da tecnologia dos LASERs e sua aplicação prática.
A palavra LASER é um acrônimo do inglês "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation", o que significa "amplificação da luz pelo efeito da emissão estimulada da radiação". A luz ou radiação eletromagnética de um LASER representa um fluxo luminoso de alta intensidade de energia. A energia a LASER não existe na natureza e é produzida a partir de algum tipo de fonte de energia, como uma lâmpada, que estimula um grande número de elétrons em repouso, os quais são capazes de produzir fótons de luz e este processo desencadeia uma ação repetida de emissão de energia gerando uma luz intensa. Quase meio século após a descrição da Teoria Quântica, Maiman (1960), utilizando um cristal de rubi, desenvolveu a primeira fonte de laser.



Esta luz gerada deverá passar por um meio sólido (p. ex: rubi e alexandrita) ou gasoso (p. ex: CO2) para que possa adquirir as três principais características dos LASERS, que são:

- raios colimados: todos os raios de luz caminham na mesma direção, permitindo que uma grande quantidade de energia seja transmitida a um alvo preciso.

- luz monocromática: a luz do LASER, ao contrário das luzes naturais, tem uma única cor, que corresponde a um comprimento de onda do espectro eletromagnético. Dessa forma, tem-se diferentes tipos de aparelho de LASER, dependendo do comprimento de onda emitido.

- raios coerentes: todos os raios da luz do LASER caminham paralelos no tempo e no espaço.

www.sociedadedelaser.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos