Laser -
Esta página já teve 132.479.628 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Laser

Laser e medições 1

14/06/2004

ENG 03353 - Medições Mecânicas - Prof. Milton A. Zaro
Aula Nº 17 - Sensores VI : Laser, Óticos, eletrônicos, magnéticos e Ângulo


1 - Sensor Ativado Pela Luz (LDR)

O LDR possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.

Nosso objetivo aqui é desenvolver um sensor que fornece uma resposta discreta em função da luminosidade, ou seja, uma saída do tipo "ligado-desligado", embora o LDR forneça uma resposta contínua em função da luz que sobre ele incide. Para isto, é desenvolvido um circuito eletrônico, tendo como base um comparador, que transforma a resposta contínua do LDR em uma resposta eletrônica discreta, fornecendo um nível de tensão dentro de padrões estabelecidos.

Abaixo temos o diagrama esquemático de um circuito condicio-nador para um sensor do tipo LDR, a base de um comparador implementado com um amplificador operacional.


Fig. 1 - Diagrama esquemático do sensor ativado pela luz.


O ajuste do sensor é feito através de P1, que possibilita o acionamento para diversos níveis de luminosidade.

Neste dispositivo, o nível de saída estará alto quando a luminosidade que incide sobre o LDR for baixa. Este modo de acionamento pode ser alterado simplesmente trocando R1 pelo LDR, invertendo o modo de ativar o circuito.

Ajuste da tensão de referêcia:

Para ajustar a tensão de referência, coloca-se o LDZ em um local com uma luminosidade padrão. Em seguida, gira-se o potenciometro até que L1 mude de estado. Este é o ponto de ajuste.

Abaixo temos o lay-out da placa de circuito impresso para montar o circuito descrito acima, bem como um esquema da disposição dos componentes:


Fig. 2 - Lay-out do circuito.

Fig. 3 - Disposição dos componentes.
www.ufrgs.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos