Meio Ambiente/Ecologia -
Esta página já teve 132.444.189 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Meio Ambiente/Ecologia

Inmetro e ANA firmam parceria para garantir qualidade da água

18/06/2004



O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INmetro) desenvolverá em parceria com a Agência Nacional de Águas (Ana) o Programa de Acreditação de Laboratórios de Análise da Qualidade da Água. Por meio da criação de uma rede de laboratórios, o Inmetro pretende garantir a confiabilidade dos resultados das análises de águas em todo o país.

O presidente do Inmetro, Armando Mariante, disse que a meta, ao longo dos próximos 24 meses, é ter entre 30 a 50 laboratórios acreditados, podendo realizar análises de águas para a Ana. Ele qualificou de fundamental para a Agência ter uma rede de laboratórios confiável e de boa qualidade para a realização dos mais variados modelos de análise de águas. Lembrou que o sistema de acreditação do Inmetro é o único oficial do país que assegura a qualidade dos laboratórios, sendo reconhecido internacionalmente. “É um casamento perfeito entre o Inmetro e a Ana”, assegurou Mariante.

O Programa de Acreditação de Laboratórios de Análise será detalhado manhã (17) e 6ª feira (18) em Xerém, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em seminário promovido pelo Inmetro. Mariante informou ainda que no evento os laboratórios serão incentivados a buscar credenciamento do Immetro para se habilitarem a fazer análises de águas em geral, como do tipo químico ou de microorganismos, dentro do esquema da Ana de operar e regulamentar a água no país.

A rede de laboratórios certificados dará suporte legal às ações da Ana, constituindo um elemento importante para o Sistema de Alerta de Qualidade da Água da Bacia do Rio Paraíba do Sul, desenvolvido pela Agência. Do mesmo modo, a rede servirá para balizar a atuação dos órgãos gestores estaduais de regulação do uso da água e do monitoramento da qualidade das águas interiores no país.

Mariante revelou que a atual rede de laboratórios e organismos de certificação e de inspeção credenciada pelo Inmetro totaliza 600 empresas, sendo a metade laboratórios. Desse número, a maioria é constituída por laboratórios de ensaio.
 
Fonte: Idec - 17/06/2004


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos