Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.447.058 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Entenda a fisiologia e anatomia da visão

06/07/2004
ANATOMIA DO OLHO E FISIOLOGIA DA VISÃO

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro anteroposterior e 12mm de largura.

ANEXOS OCULARES

As sobrancelhas, os cílios e as pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.


A conjuntiva é película vascular que recobre a esclera na porção visível, até a córnea. Também recobre a parte interna da pálpebras inferiores e superiores.Os músculos cada olho possui seis músculos que possibilitam sua movimentação para os lados. Quando os músculos funcionam, normalmente os dos olhos estão sempre mirando na mesma direção. Mas se a algum não funciona bem, ocorre o estrabismo ou vesguice.

APARELHO LACRIMAL: a glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que banha o olho. No canto interno da pálpebra(próximo ao nariz) existem um orifício e um canal que levam a lágrima já usada para o nariz. A lágrima serve para limpar, facilitar o ato de piscar e nutrir o olho.


CÓRNEA: é uma membrana transparente, localizada na frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina. Seria como a lenta da máquina fotográfica.

ÍRIS: disco colorido com um orifício centras ( chamado de PUPILA)- menina dos olhos). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila. Exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.

Se imaginássemos o olho como uma máquina fotográfica:


CRISTALINO: lente biconvexa, transparente, flexível 9 capa de modificar sua forma), localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina.

RETINA: camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotoreceptoras( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

COROÍDE: é uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones .

HUMOR VÍTREO: é uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

HUMOR AQUOSO: é um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

ESCLERA: é a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.
PRIMEIROS CUIDADOS E DESENVOLVIMENTO DA VISÃO

Os primeiros cuidados com os olhos quem que tomar são nossas mães, fazendo os exames pré-natais. Nesses exames, o médico descobre se há algum problema com o bebê ou com a mãe (que pode ser transmitido ao bebê). Depois do nascimento, podem surgir conjuntivites e outros problemas, que devem ser tratados sempre médico especializado em olhos,. O oftalmologista. A partir do nascimento, a visão se desenvolve até mais ou menos 5 anos, quando a visão já será igual á de um adulto. Durante esses primeiros anos é muito importante perceber se a criança tem algum desses sintomas, que podem ser sinal de problema de visão:

1) Dor de cabeça ou mal-estar durante ou depois de esforço visual ( leitura, aula, assistir tv etc).
2) Franzir a testa ou apertar os olhos para enxergar objetos distantes.
3) Ler com os livros ou cadernos muito próximos do rosto.
4) Desinteresse pela aula e pela leitura, dispersão, desatenção.

Surgindo algum desses sintomas, não espere: leve a criança ao oftalmologista o mais cedo possível. Quanto mais rápido, maiores as chances do problema ser tratado e corrigido a tempo

www.doutorvisao.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos