Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 134.556.903 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Como agem os Colírios para Glaucoma, Antibióticos e Anti-Inflamatórios.

06/07/2004




Dra. Fany Solange Usuba


·AGENTES ANTIGLAUCOMATOSOS

São agentes utilizados para provocar a redução da pressão intra-ocular, um dos objetivos do tratamento do glaucoma.

Apresentam diferentes mecanismos de ação, podendo atuar na redução da produção do humor aquoso, no aumento do seu escoamento (trabecular e úveo-escleral) ou na desidratação do humor vítreo (esta última acarreta normalmente reduções rápidas da pressão intra-ocular).

Há diversas classes de drogas e o uso de cada uma delas, isoladamente ou em associação, depende do tipo de glaucoma, além das condições de saúde geral do paciente (há pessoas que por sofrerem de determinadas doenças não podem utilizar algumas drogas anti-glaucomatosas.).

·AGENTES ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos agem inibindo a síntese protéica e/ou o crescimento bacteriano (ação bacteriostática) e afetando a síntese da parede celular e/ou sua permeabilidade (ação bactericida).

São usados quando houver suspeita de presença de bactérias no processo inflamatório. Para uso ocular são encontrados na forma de colírios e pomadas. Algumas infecções oculares requerem o uso de antibióticos por via sistêmica (via oral ou intravenosa.).

·AGENTES ANTI-INFLAMATÓRIOS

Podem se dividir, para uso tópico e sistêmico, em anti-inflamatórios hormonais (chamados corticosteróides) e não-hormonais (AINH). Também são encontrados nas formas de colírios e pomadas. isoladamente ou em associação com antibióticos (mais comuns) ou outros agentes, como vasoconstritores.

Cada uma destas drogas tem potência anti-inflamatória distinta e possui uma indicação de uso específica, uma vez que agem em fases diferentes da resposta inflamatória para provocar sua inibição.
www.doutorvisao.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos