-
Esta página já teve 132.460.866 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Médicos criam 0800 para receber denúncias de pacientes sobre planos de saúde

06/07/2004

2/7/2004

O movimento médico pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) acaba de disponibilizar o telefone 0800 887 7700 para atendimento aos usuários de planos e seguros-saúde de todo o País. As denúncias serão cadastradas e avaliadas semanalmente para posterior encaminhamento às autoridades responsáveis.
Médicos e pacientes vêm sofrendo, ao longo dos últimos anos, uma série de pressões por parte de certas operadoras, que interferem na autonomia profissional e causam entraves a tratamentos. A idéia do 0800 é reunir o máximo de informações possíveis para que esses problemas sejam resolvidos com urgência.
Atualmente, médicos de todo o Brasil lutam para que as empresas de planos de saúde adotem a CBHPM em seus contratos. A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos estipula remuneração mínima para os profissionais de medicina e amplia a cobertura dos usuários em mais de dois mil novos procedimentos.
Há cerca de dez anos os médicos não têm quaisquer reajustes por parte dos planos de saúde. Paradoxalmente, dados do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), de maio último, registram que os planos de saúde reajustaram suas mensalidades em 248,77%, entre janeiro de 1997 e abril de 2004, enquanto o ICV (Índice de Custo de Vida) atingiu, no mesmo período, 72,63%.

Fonte: Associação Médica Brasileira

Portal do Consumidor


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos