- O que podemos discutir com estes dados iniciais sobre acidentes e alcoolismo?
Esta página já teve 133.091.257 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

O que podemos discutir com estes dados iniciais sobre acidentes e alcoolismo?

09/07/2004


1- 18% dos pacientes com trauma recente consumiram alguma substância psicoativa, sendo que o álcool continua sendo a droga mais utilizada.   

2- Parece importante pensarmos que as taxas encontradas com a maconha demonstram que a mesma tem uma participação significativa nos traumas e que não se mostra tão inócua como pode parecer inicialmente. Neste estudo, a associação de uso de álcool e maconha sugere o seu potencial danoso.  

3-Outra questão que suscita discussão refere-se aos dados sobre o local em que os traumas ocorrem. Chama-nos atenção o fato de um grande número de pessoas estar no trabalho ou na rua, possivelmente dirigindo-se ao local de trabalho, uma vez que a maioria dos acidentes ocorreu durante a semana e em horário comercial. 

4- Os dados apontam para a necessidade de uma abordagem preventiva no ambiente de trabalho e um melhor treinamento das equipes de Pronto-Socorro no manejo de pacientes intoxicados, visando a redução das taxas de danos relacionados ao consumo de álcool e drogas e, sobretudo, o ônus futuro despendido pelas conseqüências deste uso indevido.

www.abead.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos