- Cigarro pode levar jovens ao alcoolismo
Esta página já teve 135.282.322 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

Cigarro pode levar jovens ao alcoolismo

09/07/2004



"O consumo de qualquer droga pode levar a outra, e a droga mais relacionada ao tabagismo é o álcool. E quando o tabagismo está associado ao álcool, o consumo de cigarro tende a triplicar, o que pode precocemente causar doenças graves." É o que afirma o vice-pneumologista e coordenador do Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagimo da Unifesp (PrevFumo), Sérgio Ricardo de Almeida Santos.

Hoje, no Brasil são quase três milhões de jovens fumantes, na maioria meninas. O vice-coordenador do Núcleo, conta que quando eles vão às escolas e dão palestras, podem constatar que existe um grande número de jovens começando a fumar. Na visão do doutor, além de companhias e influências, a dificuldade em combater situações de estresse é um dos principais fatores que levam as jovens ao vício. Já os meninos, o médico explica, começam a fumar mais pela questão do prazer.

Além desses fatores, Sérgio credita a indústria do tabaco o incentivo cada vez maior para que o jovem fume, na tentativa de repor consumidores perdidos. "Os adultos vão morrendo ou parando de fumar e, portanto, existe um interesse da indústria de repor essas perdas", afirma.

Na opinião do pneumologista, a melhor campanha contra o tabagismo entre jovens é a transmissão da informação correta, sem terrorismo. "Todos sabem que fumar faz mal, que vicia, mas é importante que seja dita a verdade". Ele acredita que muito jovens começam a fumar porque entram em uma espécie de mecanismo de auto-engano. Ou seja, acham que não vão se viciar e que podem parar quando quiser.

Inca - 08/07/2004


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos