-
Esta página já teve 133.069.260 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Tolueno-Propriedades e Características

13/07/2004


 

 

O Tolueno BR é um solvente aromático de alta pureza com faixa de destilação compreendida entre 110,2 e 111ºC. Uma das características principais deste produto é a sua rápida evaporação, combinando com um alto poder de solvência. Estas características peculiares o recomendam para uma gama variada de aplicações. Seu ponto de fulgor oferece relativa segurança, em função de sua volatilidade moderada.
  • Principais Aplicações:
Tintas e vernizes: Devido a sua alta pureza aromática, elevado poder de solvência e volatilidade moderada, é amplamente utilizado como solvente ativo ou diluente para grande número de resinas. Assim, ele é empregado como solvente de Etilcelulose, Abietato de Benzina, Cumarona, Poliestireno, Copolímetro de Acetato de Vinila, Acrilato e Metacrilato, sendo amplamente utilizado também, pelos fabricantes de Thinners e redutores. Também é utilizado nas formulações de lacas, na fabricação de esmaltes sintéticos, tintas de fundo (Primers) e tintas de acabamento de secagem rápida.

Repintura de botijões: É utilizado nas formulações de adesivos à base de borracha. O Tolueno é usado como solvente nas tintas à base de alumínio para repintura de botijões de gás.

Explosivos: Usado como matéria prima na fabricação de explosivos.

Outras aplicações: Também é utilizado para a produção de secantes, aditivos, desinfetantes, ácido benzóico, entre outros.
  • Meio Ambiente e Saúde:

O Tolueno BR é um solvente de alta pureza aromática, cujo ponto de fulgor é de aproximadamente 6ºC. Seu manuseio requer cuidados que se aplicam a todos os solventes petroquímicos. Este produto deve ser mantido longe de fontes de ignição. É classificado como substância que altera o comportamento (pode causar dependência química). Deve-se evitar inalação de seus vapores e um contato prolongado do líquido com a pele. Recomenda-se não ultrapassar o limite de tolerância (LT) de 100 ppm.

www.br.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos