alergia - Rinite e sinusite
Esta página já teve 110.838.068 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.765 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Rinite e sinusite

16/07/2004

 

Rinite e Sinusite geralmente andam juntas. É um quadro alérgico, onde a rinite tipicamente precede a sinusite, de início usualmente até os 20 anos de idade em pacientes com propensão e história familiar de alergia. Pode causar muitas repercussões desconfortáveis como alteração do sono, da alimentação e do estilo de vida. E crianças podem ter dificuldade de concentração, sono ruim, irritabilidade e "manias" alérgicas. Depende da sensibilidade imunológica e da exposição a substâncias irritantes - os alergenos.

Os alergenos são os mais variados : fatores ambientais (pólen, madeira, fibras têxteis, pele de animais),substâncias químicas (níquel, tinta, látex), alimentos e até temperos (alho).

Os fatores ambientais são tão importantes que, no Brasil, a causa mais comum de rinite alérgica é a provocada pela poeira doméstica.

É comum os pacientes apresentarem crises cíclicas ou exacerbações de obstrução nasal à noite, espirros em salva e secreção nasal pela manhã decorrentes das modificações físicas, como frio e luz do sol. Prurido nasal, coriza, lacrimejamento, irritação ocular, dor de cabeça e mal estar também são freqüentes. Sinais secundários ao comprometimento nasal são distúrbios do sono e do ronco, secura bucal matinal, irritação na garganta, alteração do olfato, mal estar, fadiga e irritabilidade.

Dentre os fatores desencadeantes vale lembrar a época do ano em que ocorre, se a pessoa habita lugares arborizados, as características da residência, se está exposta a ar condicionado, se existe animais no convívio domiciliar, os hábitos alimentares e cosméticos. O diagnóstico é feito a partir da história clínica, de um exame otorrinolaringológico detalhado, exames laboratoriais e testes cutâneos. E o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos e vacinas quando necessário.

Em casos de suspeita de alergias ou para melhor tratar seus problemas consulte seu médico e siga suas orientações.

A prevenção é a melhor maneira de garantir qualidade de vida!

ANVISA


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos