Tabagismo/Fumo/Cigarro - Qual a origem histórica do tabagismo?
Esta página já teve 115.060.424 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.739 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Qual a origem histórica do tabagismo?

30/07/2004

Os dados mais antigos sobre o tabaco provêm da região da América Central, aonde era utilizado pelos índios em rituais religiosos, pelo menos mil anos antes de Cristo. Em relação ao uso do charuto, uma peça de cerâmica do século X dos índios Maias, da região do México, mostra um índio com um charuto na boca.

Os primeiros europeus a terem contato com o tabaco foram os marujos da tripulação de Cristovão Colombo, ao chegar às Américas em 1492. O primeiro europeu a plantar tabaco na Europa foi Jean Nicot, embaixador francês em Portugal. Na ocasião, ele tratava Caterina de Médici e seu filho, Rei Carlos IX, em Paris, de enxaqueca. Em 1570, o botânico Jean Liebault deu o nome de Herba Nicotiana ao tabaco, em homenagem a Nicot, mas continuou a ser usado o nome tabaco para a planta. O nome cigarro é derivado da palavra indígena maia sikar, que significa fumaça.

A comercialização do tabaco foi tão importante para a economia do Brasil que sua folha está incorporada ao brasão da República (assim também como está a folha do café).

 

PneumoAtual


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos