AIDS / HIV -
Esta página já teve 134.640.504 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Brasil vai garantir tratamento integral para Aids em outros países

21/08/2004


O Brasil vai garantir tratamento integral a doentes de AIDS em países da América Latina, África e Ásia. Dos 15 medicamentos do coquetel para o tratamento da doença, oito são fabricados no Brasil. Segundo o Diretor do Programa Nacional de DST/AIDS, do Ministério da Saúde, Pedro Chequer, o programa atual estabelece acesso a 100 tratamentos por país.

Em entrevista ao jornal NBr Manhã, da TV a cabo da Radiobrás, Pedro Chequer disse que desde a segunda metade da década de 90 o Brasil iniciou um processo de cooperação inicialmente com os países da América Latina e, em seguida, avançou para um processo de cooperação com os países de língua portuguesa. No ano passado, foi estabelecido um programa de cooperação internacional, pelo Ministério da Saúde, com apoio do Itamaraty.

“O programa atual estabelece acesso a 100 tratamentos por país. Nós discutimos essa questão com o Itamaraty e decidimos fazer uma revisão imediata dessa proposta. Uma vez que 100 tratamentos nos cria uma situação de dificuldade do ponto de vista ético, de decidir quem dos 500 ou mil pacientes deveriam ser tratados, se tomou a decisão de passar a apoiar prioritariamente países como Guiné Bissau, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e na América Latina, Bolívia e Paraguai”, afirmou o diretor. “Com essa proposta nova, que se inicia neste momento, nós vamos estar atendendo,como se faz no Brasil, 100% da necessidade do país, ou seja estabelecer o acesso universal ao tratamento, utilizando os medicamentos que são fabricados no Brasil”, acrescentou.
 
Fonte: Agência Brasil
Data: 20/08/2004


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos