-
Esta página já teve 134.587.228 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

1 milhão vive longe da saúde básica em SP

29/08/2004

- Um milhão de paulistanos não têm acesso adequado à "porta de entrada" do sistema de saúde - os postos municipais, que fazem a primeira avaliação antes de encaminhar o paciente a atendimento especializado, informa Fabiane Leite. Segundo estudo da prefeitura, há pelo menos 32 locais em que os moradores levam mais de meia hora para chegar a um posto de saúde.

O ideal é que a unidade não fique a mais de 30 minutos de casa, conforme padrão defendido pela Secretaria Municipal da Saúde. "A intervenção que fizemos foi insuficiente para fazer frente ao crescimento acelerado da população da periferia e ao desemprego", diz o secretário, Gonzalo Vecina.

A defasagem de atendimento mostra o tamanho do desafio dos candidatos a prefeito.

De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, a saúde é o principal problema da cidade para 26% dos paulistanos, seguida pela violência (22%) e pelo desemprego (21%). É também a área em que a gestão de Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, obtém a pior avaliação em três anos e meio de mandato: 28% consideram ruim o desempenho da prefeitura no setor. (pág. 1 e Brasil)

- Em meio à falta de recursos e à onda de agressões, os 10 mil moradores de rua de São Paulo traçam estratégia de sobrevivência. Alguns se organizam, como os 17 que moram atrás do Mercado Municipal - 12 catam caixas e 5 se prostituem. Outros dependem de doações e da assistência do município.

Mas há quem se orgulhe da vida que leva, como Pedro Braga, 20, que divide com três amigos um buraco no alto do viaduto Glicério. "Põe aí que sou um homem feliz". (págs. 1 e C9)

- Começa amanhã a convenção do Partido Republicano que oficializará o presidente George W. Bush como candidato à reeleição. O evento mesclará o discurso antiterror com a tentativa de atrair votos das minorias hispânica, negra e asiática e mulheres. (págs. 1 e A21)

- Frustrados com o fracasso do processo de paz e decepcionados com seus líderes políticos, os palestinos sob ocupação de Israel defendem cada vez mais o retorno a um movimento nacional de resistência. São muitos os que consideram traição negociar com Israel. (págs. 1 e A24)

Correio Braziliense

http://www.radiobras.gov.br/sinopses.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos