-
Esta página já teve 135.318.832 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Cinco marcas de inseticida com Clorpirifós são liberadas para comercialização

03/09/2004


Determinada a liberação da comercialização de cinco marcas de inseticidas que contêm na sua composição o Clorpirifós. As marcas Raid Isca Mata Baratas, Baygon Mata Barata Iscas, Rodasol Rodox Iscas Mata Baratas, SBP Iscas Mata Baratas e Mortein Rodox Isca Mata Baratas comprovaram que os produtos apresentam dispositivo de segurança contra crianças necessário para garantir a não intoxicação do consumidor e de animais.

A medida, determinada dia 23 de setembro por meio da
Resolução - RDC 208, de 31 de agosto de 2004, endossa decisão judicial a partir de ação do Ministério Público Federal e tem como objetivo evitar danos à saúde decorrentes da ação neurotóxica desses inseticidas. Outros 60 produtos continuam com venda suspensa.

O Clorpirifós é um inseticida largamente utilizado em ambientes domésticos e seu princípio ativo integra o grupo químico dos organofosforados, de alto risco à saúde, levando a problemas no sistema nervoso e a déficits de função cognitiva. Em junho desse ano, a Anvisa reavaliou o Clorpirifós concluindo – a partir de estudos científicos internacionais e pesquisas bibliográficas e laboratoriais – que as intoxicações podem provocar distúrbios cerebrais e no desenvolvimento de crianças.

Fonte: Anvisa - 03/09/2004


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos