-
Esta página já teve 135.335.582 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Teen/Hebeatria/Adolescência/Jovem

Estudo alerta para outros fatores de risco que afetam a juventude e muitas vezes são “mascarados” pelo medo do colesterol alto

10/09/2004

O colesterol alto tem se constituído, nos últimos anos, no principal fantasma que atemoriza a vida das pessoas, especialmente dos adultos.

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Texas (Estados Unidos) mostrou que há outros fatores igualmente de risco para a obstrução de artérias, notadamente para os jovens, e que muitas vezes são menosprezados em função do medo que envolve as taxas de colesterol.

Nesse estudo, foram analisadas as autópsias feitas em mais de 850 pessoas com idade entre 15 e 34 anos, que morreram vítimas de traumatismos.

Os pesquisadores localizaram obstruções arteriais em muitos casos, principalmente entre os fumantes, hipertensos, obesos e com sinais de diabetes, mesmo aqueles que possuíam concentrações normais de colesterol.

O alerta resultante desse trabalho é especialmente importante, porque muitas pessoas imaginam que ao controlar os níveis de colesterol estão livres do risco de obstrução das artérias.

O obesidade, por exemplo, pode ser um fator de risco tão importante quanto o LDL (mau colesterol). Nos Estados Unidos recente estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças mostrou que 60% dos adultos apresentam sobrepeso ou são obesos.

SaudePrev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos