Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.434.501 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

A presença de um corpo estranho exige cuidados específicos e calma para evitar conseqüências

10/09/2004

Existem algumas medidas que podem ser tomadas diante da presença eventual de algum corpo estranho, os eventuais “ciscos”, dentro dos olhos. Tudo vai variar de acordo com a situação, o tamanho e a região do olho onde caiu.

Lavar imediatamente com água limpa é uma providência simples e que deve ser imediatamente tomada, sendo que um pequeno copo pode auxiliar a pessoa nessa situação delicada. Primeiramente deve-se encostar a borda do copo à pálpebra inferior, inclinando-o em seguida para que a água caia no olho, que por sua vez deve permanecer sempre aberto.

Medidas que devem ser tomadas nesse caso são a lavagem cuidadosa das mãos, não coçar, não friccionar o olho e buscar um local que esteja bem iluminado.

Examinando-o é possível localizá-lo, puxe a pálpebra inferior para baixo e peça à pessoa que olhe sempre para cima. Repetir o procedimento com a pálpebra superior é aconselhável, enquanto, naturalmente, a pessoa olha para baixo.Caso o corpo estranho seja localizado no globo ocular, cubra o olho com uma gaze esterilizada.

Não tente remover o corpo estranho e procure imediatamente ajuda médica, mas se ele flutuar na superfície do globo ocular, tente retirá-lo manualmente com auxílio de um cotonete de algodão umedecido.

Caso o problema não se solucione, atendimento médico especializado deve ser procurado o quanto antes.

SaudePrev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos