-
Esta página já teve 133.106.871 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

Legislação e álcool

11/09/2004

  
  O álcool já foi considerado ilegal para consumo. Em relação às bebidas alcoólicas, a própria Constituição Federal prevê que a propaganda esteja sujeita a restrições legais e advertências sobre os malefícios decorrentes do seu uso. Porém o abuso de álcool é erroneamente considerado como somente um problema médico.
 
  No Brasil o álcool pode ser vendido e consumido quase em todo lugar e por qualquer um. De relevante, de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas às crianças e aos adolescentes menores de 18 anos.
 
  O Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceu também restrições para publicações destinadas ao público adolescente, que não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições.
 
  O Código de Trânsito Brasileiro (1997) proíbe a todo o condutor de veículo dirigir sob a influência de álcool em nível superior a 0,6g (seis decigramas) por litro de sangue ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.
 
  A infração, neste caso é considerada de natureza gravíssima, sujeitando o infrator às penalidades de multa, de apreensão do veículo e de suspensão do direito de dirigir.

Fonte: Portal Unimeds

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos