-
Esta página já teve 132.449.382 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Associação de múltiplas intervenções comportamentais para redução da Pressão Arterial

12/06/2003

Associação de múltiplas intervenções comportamentais para redução da Pressão Arterial

Perda de peso, retenção de sódio, aumento da atividade física e redução do consumo de álcool são recomendações habituais já estabelecidas previamente para redução da pressão arterial. O programa DASH para redução da hipertensão (Dietary Approaches to Stop Hypertension) também está relacionado à redução da PA. O Grupo de Pesquisa PREMIER procurou determinar os efeitos na pressão arterial da implementação simultânea dessas intervenções comportamentais .

Este estudo randomizado foi realizado em quatro centros clínicos com 810 pacientes (idade média, 50 anos) com pressão arterial acima do nível ótimo, incluindo estágio 1 de hipertensão, e que não estavam fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos de intervenção : grupo 1, submetido à intervenção comportamental que implementou as recomendações para redução da PA (perda de peso, retenção de sódio, etc) ; grupo 2 , que além das recomendações habituais também foi submetido à dieta DASH; e grupo 3 (controle) que recebeu apenas conselhos sobre melhora de hábitos de vida.

Ambas as intervenções comportamentais reduziram de maneira significativa o peso corporal, o consumo de sódio e melhoraram o condicionamento físico. O grupo 2 aumentou o consumo de frutas, vegetais e produtos lácteos. Comparando-se com os valores no início do estudo, a prevalência de hipertensão no grupo 3 (grupo controle) mudou de 38% a 26%; de 38% a 17% no grupo 1 ; e de 38% a 12% no grupo 2 .A prevalência de pressão arterial ótima (<120 mmHg sistólica e <80 mmHg diastólica) era de 19% no grupo 3, 30% no grupo 1 e 35% no grupo 2 no final do estudo.

Os resultados demonstram que, para indivíduos com PA acima do nível ótimo, incluindo estágio 1 de hipertensão, há benefício na implementação simultânea de múltiplas mudanças comportamentais para redução da pressão arterial.

JAMA

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos