-
Esta página já teve 132.446.963 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

A importância da Qualidade do sono

17/10/2004

O sono tem importante papel na vida do homem, influenciando condições físicas, psicológicas e sociais. Como passamos um terço de sua vida dormindo, qualquer alteração na quantidade ou qualidade do descanso resulta em alterações nas atividades diárias. Durante o sono o organismo se restabelece dos desgastes e recobra energia para combater o estresse, um dos grandes males que assolam o mundo. Dormir é fundamental, tanto que a ausência dele por longos períodos pode levar a quadros de psicose, alucinações e delírios.

Ao contrário do que se pensa, o sono não é uma atividade passiva, mas um mecanismo ativo do cérebro, com inúmeras funções, inclusive à conservação de energia. Muito se descobriu graças ao exame de polissonografia, onde vários estudiosos puderam desvendar o que era considerado mistério.

O último sono a ser descoberto é aquele em que ocorrem movimentos rápidos dos olhos, chamado REM, rapid eye movements, ocupa apenas 20% do sono de um adulto e todo o restante é denominado simplesmente não-REM. Importante para a qualidade de vida, o sono deve ser respeitado, pois a insônia afeta 1/3 da população. As conseqüências são irritabilidade, dificuldade em concentração e aprendizado, fadiga e cansaço, além de queda na capacidade de trabalho.

Os distúrbios devem ser observados para a correta manutenção da sua qualidade evitando maus hábitos como: usar a cama para assistir TV, ler, estudar; desempenhar atividades que exijam elevado nível de concentração antes de dormir; horários variáveis; uso com freqüência de álcool, tabaco ou cafeína.

Mas uma das principais queixas relacionadas à má qualidade do sono é o conforto proporcionado pelo colchão. Quando adequado, rende ao usuário uma noite agradável e tranqüila. Com travesseiro compatível, melhor. Apontados como mais macios pelo mercado europeu e americano, os colchões e travesseiros em látex possuem a capacidade de voltar ao estado original imediatamente após o uso.

Elaborados com matéria-prima de qualidade, são macios ao toque e permanecem com temperatura inalterada, graças a ventilação de acordo com os movimentos. O látex é hipoalergênico, dispondo de propriedades anti-mofo, ideais para pessoas com alergias.

Por Rodrigo Borobia – diretor da Interglobal

www.interglo.com.br (0800 8887749)


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos