-
Esta página já teve 134.622.667 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Confira como estão seus conhecimentos sobre a regulamentação da Biossegurança no país

21/10/2004


Recebemos nesta quarta-feira o gabarito do teste elaborado por Silvio Valle, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, e publicado no ‘JC e-mail’ de 11 de outubro. Leia aqui as respostas junto com as perguntas

Considerando o atual estágio dos debates sobre os transgênicos no Brasil, estamos propondo este pequeno questionário para que o leitor avalie o seu conhecimento sobre o assunto.

O objetivo não é esgotar os pontos polêmicos sobre a regulamentação e seus impactos, mas apresentar os principais pontos abordados pela grande impressa.

1 - Marque a frase correta:

a) As pesquisas com transgênicos estão completamente paralisadas no Brasil.

b) As pesquisas com plantas transgênicas estão completamente paralisadas no Brasil.

c) As pesquisas com liberação planejada no meio ambiente, de plantas transgênicas, estão completamente paralisadas no Brasil.

d) NRA.

Resposta: Letra d.

2 - Marque a frase correta:

a) O plantio de algodão transgênico, diferentemente da soja transgênica, ocorre praticamente sem maiores problemas no Brasil.

b) Motivado por acesso aos grãos e por questões de biossegurança os agricultores do sul do Brasil reivindicam uma Medida Provisória para iniciarem o plantio da safra atual.

c) Os produtores de insumos transgênicos utilizados em medicina veterinária aguardam uma legislação de biossegurança para comercializarem os seus produtos.

d) NRA.

Resposta: Letra a.

3 – Marque a frase correta:

a) As indústrias que comercializam produtos derivados de OGMs, em especial as enzimas recombinantes, aguardam uma legislação de biossegurança para implementarem os seus negócios no Brasil.

b) Os resíduos contendo OGM estão sendo descartados no Brasil, seguindo o Princípio da Precaução e as normas da Anvisa e do Conama.

c) Produtos elaborados com milho e canola importados dos EUA e do Canadá (países que cultivam milho e canola transgênica) e a soja transgênica da safra 2003/2004 não estão sendo rotulados e identificados como transgênicos.

d) NRA.

Resposta: Letra c.

4 – Marque a resposta correta:

a) A Lei Nº 8.974/95 estabelece a necessidade da elaboração de um Código de Ética em Manipulações Genéticas, e que foi elaborado pela CTNBio.

b) A CTNBio fiscaliza adequadamente as instituições que trabalham com OGM no Brasil.

c) A fiscalização e o registro de OGM e seus derivados para liberação comercial são executados de forma articulada pelos ministérios envolvidos no processo (Saúde, Agricultura e Pecuária, Aqüicultura e Pesca e do Meio Ambiente).

d) NRA.

Resposta: Letra d.

5 - O plantio com semente da soja transgênica pirata (contrafração e descaminho) corresponde a que percentual de área plantada de soja no Brasil?

a) 10 %
b) 20 %
c) 30 %
d) 40 %
e) NRA.

Resposta: Letra e.

6 - Qual foi o principal motivo que levou o Poder Executivo e o Congresso Nacional a incluírem em uma mesma proposta de Lei da Biossegurança as questões de uso das células-tronco, uso dos embriões humanos com a técnica de Engenharia Genética?

a) Solicitação da comunidade científica.

b) Solicitação das Clínicas de Reprodução Médica Assistida, devido ao grande estoque de embriões humanos.

c) Devido ao entendimento da CTNBio de que a Lei de Biossegurança poderia proibir a clonagem humana utilizando a técnica de transferência nuclear.

d) Para atender aos familiares do cantor Herbet Vianna e aos apelos da grande mídia em especial.

e) NRA.

Resposta: Letra c.

7 - Marque a resposta errada:

a) A primeira introdução de soja transgênica resistente ao agrotóxico glifosato no Brasil ocorreu em 1997, depois que a CTNBio emitiu parecer favorável para a importação de 1.550.000 toneladas destinadas à operações ‘drawback’.

b) A CTNBio emitiu parecer favorável para pesquisas com uma vacina contra o vírus HIV, composta por um vírus transgênico que infecta aves (Canarypox), apesar do parecer contrário do Ministério da Saúde.

c) Por solicitação do Ministério da Agricultura da Pecuária e do Abastecimento, a CTNBio autorizou sem os devidos testes e de normas de rotulagem o uso no Brasil de milho transgênico para ração animal.

d) A CTNBio autorizou experimentos com plantas transgênicas no meio ambiente em áreas experimentais de até 110 hectares de extensão e em propriedades agrícolas como demonstração, mesmo antes da liberação comercial.

e) NRA.

Resposta: e.

Nota da redação: Se quiser comentar este questionário e suas respostas, mande-nos um texto – o mais breve possível –, que nós o publicaremos nas próximas edições do ‘JC e-mail’.

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos