-
Esta página já teve 134.681.023 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Hipertensão e Insuficiência Vascular Periférica

24/10/2004

 

A hipertensão arterial relaciona-se ao aumento do risco de claudicação em 2.5 vezes em homens e em 4 vezes em mulheres, e o risco é proporcional ao nível de hipertensão. No entanto estes achados não são confirmados em todos os estudos epidemiológicos. Apesar do tratamento da HAS sabidamente reduzir os riscos de acidente vascular cerebral, doença coronariana e mortalidade cardiovascular, não há evidências sobre a redução da doença vascular periférica com o tratamento anti-hipertensivo.

Teoricamente o tratamento anti-hipertensivo reduziria  a perfusão periférica de um membro isquemiado, o que traria aumento da claudicação. Os beta-bloqueadores seriam especialmente contra-indicados, pelos seus efeitos sobre a claudicação.

Os beta-bloqueadores pioraram os sintomas de claudicação em alguns estudos, mas não em todos. Meta-análises sobre o uso de beta-bloqueadores em portadores de DAC e Doença vascular periférica demonstraram que a piora da claudicação não é significativamente maior do que a causado por placebo. Tendo em vista os benefícios sobre a mortalidade que o beta-bloqueador oferece aos casos de doença obstrutiva coronariana, a droga não deve ser evitada ou suspensa se houver indicação clínica precisa para seu uso.

44% dos pacientes do estudo HOPE, que usou ramirpil (IECA), tinham evidencias de doença vascular periférica. A redução da morbi-mortalidade cardiovascular foi idêntica nos grupos com e sem doença vascular, sem menção de agravamento da insuficiência vascular nos portadores da doença tratados com ramipril.

Referência:

1) Mark A. Creager, Peter Libby - Peripheral Arterial Diseases IN Braunwald, Zippes & Libby - Heart Disease - A Textbook of Cardiovascular Medicine; Chap 41:1457~1484 6thEd HIE - Sauders 2001.

 

www.manuaisdecardiologia.med.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos