-
Esta página já teve 134.623.114 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Exportação de álcool combustível pode recuperar as matas ciliares

06/11/2004
por: Maria Teresa Costa
Jornalista - Correio Popular (Campinas) - Aluna do Curso de Jornalismo Científico/Energia - Labjor/UNICAMP
A secretária adjunta de Meio Ambiente do Estado, Suani Teixeira Coelho, lembra que as exportações só acontecerão com álcool certificado. Isso significa que sua produção, desde o plantio da cana de açúcar, deve ser sustentável. “E essa sustentabilidade significa, entre outras coisas, a preservação das matas ciliares dos córregos”.
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que estabelece metas de controle de gases causadores do efeito estufa. Os países desenvolvidos precisam reduzir em pelo menos 5,2%, em relação aos níveis registrados em 1990, as emissões dos gases no período de 2008 a 2012. A utilização de combustíveis renováveis, como o caso do álcool, abre um mercado substancial de exportação para o Brasil.
Previsões sobre o consumo de energia para esse século sugerem um aumento contínuo das emissões de dióxido de carbono de 7,4 bilhões de toneladas por ano em 1997 para aproximadamente 26 bilhões de toneladas em 2100. A menos que mudanças drásticas sejam feitas no modelo de produção e consumo de energia em poucos anos o mundo estará enfrentando graves alterações ambientais principalmente no que diz respeito a câmbios climáticos.
O Estado de São Paulo é o maior produtor de cana do país. O plantio de cana chega às margens dos rios, não respeitando a zona de preservação. Por conta disso e pelo descaso com os recursos naturais, o Estado precisa cobrir um milhão de hectares ao longo de rios e córregos, necessitando para isso, produzir, plantar e manter 2 bilhões de mudas.
A expectativa de Suani Coelho é que os empresários do setor sucroalcooleiro participem do Programa de Recomposição de Matas Ciliares. “Se não for pelo benefício ambiental, que a recomposição de matas ciliares seja visto de forma pragmática pelos empresários como sendo uma perspectiva importante para colaborar na exportação”, afirmou.
ComCiência


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos