-
Esta página já teve 132.444.065 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Medida do Tempo Diário de Sono Permite Identificação de Pacientes em Risco para Hipertensão Arterial Sistêmica

08/11/2004




Pesquisadores publicaram, recentemente, no American Journal of Hypertension, um estudo em que procuraram determinar se escores em questionário que avalia tempo diário de sono (Epworth Sleepiness Scale [ESS]) estão associados à pressão arterial e poderiam ser utilizados para predizer hipertensão após cinco anos em pacientes idosos, saudáveis, não previamente diagnosticados como hipertensos.

 

Um grupo de 157 pacientes saudável, com idades entre 55 e 80 anos, foi submetido a exame médico extenso, uma série de testes psico-sociais e a duas medidas ambulatoriais de pressão arterial em 24 horas. Após cinco anos, os procedimentos foram repetidos em 133 (85%) pacientes. Variáveis psico-sociais e pressão arterial foram comparadas em indivíduos com escores elevados (igual ou superior a dez pontos) e escores baixos (menor que dez pontos) ao ESS.

 

Comparando-se a indivíduos com escores baixos ao ESS, pacientes que apresentaram escores elevados tiveram níveis elevados de pressão arterial durante o sono e casualmente durante a avaliação de 24 horas, bem como maiores níveis de pressão sistólica e maior variabilidade da pressão arterial diastólica durante o período em que estiveram acordados, e níveis repetidamente relatados de raiva, depressão, ansiedade e maior intensidade de sintomas psicológicos. Pacientes portadores de escores elevados ao ESS apresentaram maior tendência ao diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica após cinco anos. Grupos de pacientes com escores elevados e baixos ao ESS não apresentaram diferenças estatisticamente significantes em relação às demais variáveis do estudo.

 

Portanto, os pesquisadores concluíram que a medida do tempo diário de sono permite identificação de pacientes em risco para desenvolvimento futuro de hipertensão arterial sistêmica.

Relationship between daytime sleepiness and blood pressure in healthy older adults - American Journal of Hypertension; 2004; 17(9): 787-792

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos