- Fique atento ao comprar Material Escolar
Esta página já teve 134.581.878 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Fique atento ao comprar Material Escolar

15/11/2004

MATERIAL ESCOLAR

Entre as primeiras despesas do início do ano ou do segundo semestre está a de material escolar. Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a pesquisa de preço é uma prática importante; portanto, faça-a em diversos pontos de vendas, como: papelarias, depósitos, lojas de departamentos entre outros. Saiba que o material da "moda" ou o mais sofisticado nem sempre é o de melhor qualidade ou de melhor preço. Na impossibilidade de comprar cada item em estabelecimentos diferentes, pesquise a lista como um todo.

OS ITENS DA LISTA

Primeiramente, verifique quais os produtos em bom estado que você já possui.

Em segundo lugar, saiba que algumas escolas guardam, no próprio estabelecimento, o material dos alunos da pré-escola e primeiras séries; nesses casos, tudo o que não for utilizado deverá ser devolvido pela instituição de ensino ao término do ano, podendo ser reutilizado por você. Considerando essas duas possibilidades, refaça a lista do que realmente precisa ser adquirido.

É importante lembrar que a escola não pode exigir a aquisição de produtos de uma determinada marca ou em determinado local.

NA HORA DA COMPRA

Cabe ao consumidor (pais, aluno ou responsável) avaliar a qualidade e o preço de produtos similares que também podem atender as necessidades, com economia.

Produtos sofisticados ou com características de brinquedos podem distrair a atenção da criança, prejudicando o seu desempenho.

Lembre que o material escolar constitui instrumento de trabalho para o aprendizado; portanto, deve estar adequado à finalidade a que se destina.

FIQUE ATENTO

Antes de comprar, consulte o Cadastro de Reclamações Fundamentadas da Fundação Procon-SP verificando se existem problemas com os fabricantes ou fornecedores.

Comprar de vendedores ambulantes pode não ser tão vantajoso. Embora o preço possa ser menor não há emissão de nota fiscal e, em caso de problemas, você ficará sem a proteção do Código de Defesa do Consumidor.

Informe-se com a escola sobre a possibilidade de adquirir, de imediato, somente a quantidade de material a ser utilizada no primeiro semestre. Com isso, além de reduzir a despesa , você poderá planejar com maior tranqüilidade a aquisição do material referente ao segundo semestre.

QUALIDADE DO PRODUTO

Observe algumas recomendações na hora da escolha dos produtos:

caderno - verifique a impressão das linhas e margens, se as folhas não possuem dobraduras, rugas, manchas ou furos. Cadernos de capa dura apresentam maior resistência, embora possam ser mais caros;

régua, esquadro e compassonote se a impressão da escala e dos números é legível, bem como se existem rebarbas, ranhuras, lascas ou pontos de ferrugem;

borrachaescolha o produto apropriado para apagar lápis ou canetas. Cuidado com as borrachas coloridas, de formatos diferentes e com aromas, que podem desde induzir a criança pequena a ingeri-las até distraí-las ou conduzi-las a outros hábitos prejudiciais;

apontador - não deve apresentar manchas ou sinais de ferrugem. Teste o produto, antes de comprar;

lápis conforme o trabalho, escolha o tipo mais adequado. Para a escrita, recomenda-se o número 2. O produto não deve apresentar amassados, lascas ou ranhuras;

caneta - verifique se a carga de tinta está completa e se não há vazamentos. Teste o produto. A escolha deve considerar a faixa etária do aluno.

Massa para modelar, giz de cera, cola, tintas etc.: observe se há substâncias tóxicas, verificando atentamente a composição do produto, bem como as instruções ou recomendações de uso e a facilidade de limpeza (mãos, cabelos, roupas, toalhas etc.).

SEUS DIREITOS

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, toda informação deve ser adequada, clara, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. No caso de produtos importados, as informações devem estar em língua portuguesa.

Toda informação ou publicidade, veiculada por qualquer meio de comunicação, obriga o fornecedor a cumpri-la integralmente. Do contrário, você poderá exigir, à sua escolha:

- que o fornecedor cumpra com o que ofertou, prometeu ou anunciou; ou,

- a entrega de outro produto igual e/ou equivalente; ou,

- cancelamento do contrato, com direito à devolução do valor que tenha sido pago antecipadamente, monetariamente atualizado.

Exija sempre a NOTA FISCAL, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda (CPV) qualquer que seja o item adquirido – documentos fundamentais em caso da necessidade de efetuar uma reclamação.

 

É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

www.procon.sp.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos