-
Esta página já teve 132.460.816 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Sábado é o dia D de combate à dengue. Número de casos foi reduzido em quase 90%, em dois anos

19/11/2004
18/11/2004

O Ministério da Saúde realiza nesse sábado, 20 de novembro, em todo o país, o Dia D de Mobilização Contra a Dengue. A meta é reduzir ainda mais os casos registrados da doença, o que só pode ser alcançado com o combate permanente ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. O ministro da Saúde, Humberto Costa, estará em Belo Horizonte (MG) para abrir as atividades do Dia D, na Praça Alberto Dalva Simão, orla da Lagoa da Pampulha, a partir das 8h30.

Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde conseguiu reduzir em cerca de 90% o número de casos de dengue no Brasil, nos últimos dois anos. Até setembro deste ano, foram 93.463 registros. Em 2002, no mesmo período, foram mais de 765 mil. Mesmo com essa vitória, as ações de controle da doença devem continuar. Caso contrário, ela pode voltar a causar epidemias.

Foram investidos R$ 8,5 milhões na divulgação do Dia D deste ano, por meio de uma campanha publicitária que tem como slogan a frase “Não deixe a dengue estragar o seu verão”. Na Região Norte, por conta da estação das chuvas, o slogan foi alterado para “Não deixe a dengue voltar”.

Parceiros - A mobilização do Dia D conta também com a parceria de vários ministérios, igrejas, associações e organizações não-governamentais, no Comitê Nacional de Mobilização contra Dengue. Entre os parceiros, estão o Ministério da Defesa, a Confederação Nacional das Donas de Casa e Consumidores, a ONG Viva Rio, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Federação Nacional dos Bancos (Febraban), Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e Associação Brasileira da Emissoras de Rádio (Abert), Direção de Projetos Sociais da TV Globo, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Confederação Nacional das Igrejas Cristãs.

A campanha é composta por cartazes, folders, adesivos, anúncios de rádio e TV, além de camisetas e bonés. Ela começou a ser veiculada em 29 de outubro e está dividida em duas partes. A primeira começou a ser veiculada no início de novembro e trata da prevenção à dengue. A música-tema da campanha é “Baianidade Nagô”, da Banda Beijo, cuja letra diz: “Já pintou o verão, calor no coração, a festa vai começar, a galera se agita numa só alegria”.

A segunda fase da campanha, que teve início em 13 de novembro, chama a população para o Dia D. O filme, de 30 segundos, tem a mesma música-tema e mostra os mesmos personagens da primeira fase, desta vez alertando sobre como fazer para eliminar os criadouros do mosquitos da dengue. O spot termina com o locutor dizendo: “Dia 20 é o dia do Brasil se unir contra a dengue”. As peças da campanha estão disponíveis no site da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
aqui no Portal da Saúde para reprodução.
 
Fonte: Ministério da Saúde
 
 
Portal do Consumidor


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos