- Um Modelo Preditivo para Pneumonia Adquirida na Comunidade por Chlamydia pneumoniae em Pacientes Hospitalizados
Esta página já teve 133.111.593 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Um Modelo Preditivo para Pneumonia Adquirida na Comunidade por Chlamydia pneumoniae em Pacientes Hospitalizados

19/11/2004




Pesquisadores eslovenos realizaram um estudo, recentemente publicado na revista Infection, com o objetivo de identificar fatores que ajudem a predizer a pneumonia adquirida na comunidade por Chlamydia pneumoniae em pacientes hospitalizados.

 

Os dados clínicos de 83 pacientes com pneumonia por C. pneumoniae sorologicamente confirmada foram comparados com os dados obtidos de 72 pacientes com pneumonia bacteriana. O critério desta última incluiu culturas de sangue e/ou escarro positivas e sorologia negativa para Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia psittaci, Chlamydia pneumoniae e Coxiella burnetii. Foram coletados dados demográficos, de doenças crônicas, curso da pneumonia pré e pós-hospitalização, dados clínicos na admissão e achados laboratoriais. Uma análise estatística descritiva envolvendo numerosas variáveis foi seguida de análise de regressão logística uni e multivariada.

 

Duas diferentes situações, uma incluindo dados demográficos e informação no curso da pneumonia pré-hospitalização, e outra baseada em informação clínica na admissão e em resultados laboratoriais, foram modeladas utilizando regressão logística multivariada. Diversas variáveis selecionadas destes dois modelos foram incorporadas em um terceiro modelo e as quatro variáveis seguintes apresentaram o maior valor preditivo de pneumonia por C. pneumoniae: residência em casa de repouso (odds ratio [OD]: 3,73; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,39-10,06), baixos níveis de proteína C-reativa (OD: 5,99; IC 95%: 1,82-19,67), tosse não produtiva (OD: 0,32; IC 95%: 0,14-0,73) e análise da urina normal (OD: 0,38; IC 95%: 0,17-0,83).

 

Os autores concluíram que estes achados parecem permitir uma diferenciação mais confiável entre a pneumonia por C. pneumoniae e outras pneumonias bacterianas, mas que investigações adicionais serão necessárias para validar o modelo proposto.

A Prediction Model for Community-Acquired Chlamydia pneumoniae Pneumonia in Hospitalized Patients - Infection; 2004; 32 (4): 204.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos