Gastroenterologia/Proctologia/Fígado - Baço
Esta página já teve 117.230.129 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.636 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Baço

22/11/2004
O BAÇO - I

BAÇO - Vista Externa

BAÇO - Vista Interna

É um órgão linfático, situado na parte esquerda da cavidade abdominal. Nele se produz a contínua destruição dos glóbulos vermelhos. Como órgão linfático é encarregado de produzir linfócitos que são derramados no sangue circulante, tomando parte nos fenômenos necessários para a síntese de anticorpos. Apesar de todas esta funções o baço não é um órgão fundamental para a vida. Sua forma é oval, com um peso de 150 gr, o qual varia em situações patológicas. Macroscopicamente, se caracteriza pela alternância entre estruturas linfóides e vasculares, que formam respectivamente a polpa branca e a polpa vermelha. A artéria esplênica entra no órgão e se subdivide em artérias traveculares, que penetram na polpa branca como artérias centrais e , uma vez fora delas, se dividem na polpa vermelha. A polpa branca é formada por agregados linfocitários formando corpúsculos, os quais são atravessados por uma artéria. A polpa vermelha é formada por seios e cordões estruturados por células endoteliais e reticulais, formando um sistema filtrante e depurador capacitado para seqüestrar os corpos estranhos de forma irregular e de certa dimensão. Em síntese, as funções do baço são múltiplas. Ele intervêm nos mecanismos de defesa do organismo, forma linfócitos e indiretamente anticorpos, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos e, quando diminui a atividade hemocitopoética da medula, é capaz de renová-la rapidamente. Por outro lado, como contém grande quantidade de sangue, em estado de emergência pode, contraindo-se, aumentar a quantidade de sangue circulante, liberando toda aquela que contém.

O BAÇO II

Localização do baço

Órgão linfóide situado no hipocôndrio esquerdo, abaixo do diafragma, atrás do estômago. Pesa em média 200 g, e tem cor vermelho-escuro. Tem forma ovóide alongada. Cabe na palma da mão, tem 12 cm de comprimento e 8 cm de largura.
Devido ao seu tecido linfóide, ou polpa branca, e ao seu tecido vascular, ou polpa vermelha, ele tem função hematopoética até o último mês da vida fetal e função hemolítico-fisiológica, que se torna às vezes patológica. 
O baço influi na composição do sangue que irriga nosso corpo, e ele controla a quantidade desse líquido vital em nossas veias e artérias. 
A atividade do baço está relacionada com o aparelho circulatório. Acha-se envolvido por uma cápsula fibrosa, que o divide em lóbulos, por meio de tabiques - os septos conectivos -, que formam uma estrutura de sustentação, e nos quais existem fibras musculares lisas, responsáveis pela contração e pela distenção do órgão. 

 

www.corpohumano.hpg.ig.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos