-
Esta página já teve 132.437.309 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Ministério da Saúde financiará pesquisa sobre alimentação e nutrição

02/12/2004

O Ministério da Saúde, em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia, quer incentivar a pesquisa sobre ações voltadas para a alimentação e nutrição. Com isso, espera contribuir também para a melhoria das condições de saúde do brasileiro. Um edital, de abrangência nacional, vai selecionar projetos cooperativos voltados para o assunto.

No total, serão aplicados R$ 3 milhões, sendo 50% do CNPq e a outra metade do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit). Os recursos serão destinados a projetos de pesquisa que se enquadrem em sete temas (cada tema possui subtemas, que estão especificados no edital):

§ Estudos sobre o desenvolvimento e avaliação de eficácia de modelos de intervenção e sobre avaliações de adequação, efetividade e custo de programas de programas de prevenção e controle de problemas nutricionais com relevância epidemiológica demonstrada em nosso meio;
§ Desnutrição energético-proteica e carências nutricionais por micro-nutrientes (ferro, vitamina A, iodo, ácido fólico e outros);
§ Sobrepeso e obesidade;
§ Estudos sobre segurança alimentar e nutricional;
§ Estudos sobre amamentação e alimentação complementar da criança;
§ Desenvolvimento e validação de metodologias;
§ Estudos sobre alimentos enriquecidos, formulações e suplementos alimentares.

Poderão apresentar propostas pesquisadores ou especialistas de instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com o cronograma do edital, as propostas podem ser encaminhadas do dia 16 de agosto a 24 de setembro deste ano.

Cada projeto, que receberá, no máximo, R$ 200 mil, terá prazo de execução de 24 meses, contados a partir da data da primeira liberação de recursos.

Informações sobre o edital encontram -se disponíveis no endereço eletrônico www.saude.gov.br/sctie/decit <http://www.saude.gov.br/sctie/decit> Em caso de dúvidas sobre prioridades de pesquisas no tema, os interessados poderão entrar em contato com os técnicos do Ministério da Saúde pelos telefones (61) 315-2046; 315-3471; 315-3472 ou pelo e-mail decit@saude.gov.br <mailto:decit@saude.gov.br>
A relação dos projetos aprovados será divulgada no Portal Saúde ( www.saude.gov.br <http://www.saude.gov.br/>) ,na página do CNPq (www.cnpq.br) e, ainda, no Diário Oficial da União, a partir de 5 de novembro.

http://dtr2001.saude.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos