-
Esta página já teve 133.045.290 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Efeito Vascular Pulmonar da Inalação de Óxido Nítrico e Tensão de Oxigênio na Displasia Broncopulmonar

11/12/2004
 

A hipertensão pulmonar contribui significativamente para a morbidade e mortalidade na displasia broncopulmonar (DBP), porém pouco se sabe sobre a contribuição relativa do tônus arterial, remodelamento estrutural e densidade vascular na hipertensão pulmonar, especialmente em pacientes idosos.

 

Em um artigo publicado recentemente na revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine,  os autores estudaram os efeitos agudos da tensão de oxigênio, inalação de óxido nítrico (iNO) e bloqueadores de canal de cálcio (BCC) em dez pacientes com DBP submetidos ao cateterismo para avaliação da hipertensão pulmonar. Objetivou-se  determinar o papel da elevação do  tônus vascular pulmonar na hipertensão pulmonar.

 

Durante condições normóxicas, a média da pressão arterial pulmonar (PAP)  e pulmonar em relação à taxa de resistência vascular sistêmica (PVR/SVR - resistência vascular pulmonar/ resistência vascular sistêmica) foram 34 ± 3 mm Hg e 0.42 ± 0.07, respectivamente. Em resposta à hipóxia, a PAP e a PVR/SVR aumentaram em 50 ± 8% e 82 ± 14%, respectivamente (p < 0.01). A hiperóxia diminuiu a PVR/SVR em 28 ± 9% (p = 0.05). A adição do tratamento com iNO (20-40 ppm) à hiperóxia reduziu a PAP e PVR/SVR em 29 ± 5% (p < 0.01) e 45 ± 6% (p < 0.05) dos valores iniciais, respectivamente, atingindo valores próximos dos valores normais. Os BCC não alteraram a PAP ou a PVR/SVR em relação aos valores iniciais.

 

Os autores concluíram que a hiperóxia adicionada à iNO causa significante vasodilatação pulmonar em pacientes idosos com DBP, sugerindo que o aumento do tônus vascular pulmonar contribui para a doença vascular pulmonar na DBP.

Pulmonary Vascular Effects of Inhaled Nitric Oxide and Oxygen Tension in Bronchopulmonary Dysplasia - American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine - 2004; 170:1006-1013

Efeito Vascular Pulmonar da Inalação de Óxido Nítrico e Tensão de Oxigênio na Displasia Broncopulmonar


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos