-
Esta página já teve 133.133.204 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Poluição, trabalho e hipotireoidismo

11/12/2004
Trabalhadores e moradores da região estariam sofrendo do problema em São Paulo. Entenda-o

O jornal "Folha de S.Paulo" publicou matéria segundo a qual pesquisa feita na região do pólo petroquímico de Capuava, que fica entre as cidades de São Paulo, Santo André e Mauá, acusa grande número de casos de hipotireoidismo nas pessoas que vivem e trabalham no local.

Lá estão 11 indústrias. Segundo a reportagem, há suspeitas de endrocrinologistas de que a poluição no local pode estar causando o problema.

Mas o que é hipotireodismo?
Tireóide é uma glândula localizada no pescoço e que produz hormônios fundamentais para regulagem dos batimentos cardíacos, sistema nervoso e os pulmões.

Tal distúrbio é causado pela deficiência de hormônios normalmente produzidos pela glândula tireóide, na maior parte das vezes devido a um defeito na sua formação.

É um dos defeitos metabólicos mais comuns, ocorrendo cerca de 1 caso em cada 4.000 nascimentos, sendo uma das causas tratáveis de retardo mental mais freqüentes.

Ele se manifesta não necessariamente após o nascimento, pois os hormônios fornecidos pela mãe são suficientes para o desenvolvimento no período fetal.

A falta de hormônios tireoidianos traz graus variados de deficiência física e mental, com seqüelas irreversíveis, se não tratada nas primeiras semanas de vida.

O tratamento é muito simples, feito por meio da administração oral de comprimidos com o hormônio T4, e deve ser iniciado tão logo o diagnóstico seja confirmado.

SaudePrev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos